Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Cratera no Conjunto Vera Cruz ameaça casas e assusta moradores vizinhos

Os moradores reclamam do buraco. “O meu muro vai acabar caindo, está faltando um metro para chegar ao muro e o que eu posso fazer? Não posso fazer nada”, lamenta um morador da região

Postado em: 06-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cratera no Conjunto Vera Cruz ameaça casas e assusta moradores vizinhos
Os moradores reclamam do buraco. “O meu muro vai acabar caindo, está faltando um metro para chegar ao muro e o que eu posso fazer? Não posso fazer nada”, lamenta um morador da região

Uma cratera localizada no conjunto Vera Cruz, na periferia de Goiânia, coloca a vida de moradores em risco. A erosão já provocou a queda de árvores e de um muro, agora está prestes a derrubar mais um muro residencial. 

Com cerca de 15 metros de profundidade, a erosão avança devido as recentes chuvas na região. Segundo moradores, a distância para o muro que esta em risco de queda era de mais de dez metros, agora, não passa de um metro e meio. A prefeitura de Goiânia se comprometeu em enviar fiscais para analisar a cratera.

Os moradores reclamam do buraco. “O meu muro vai acabar caindo, está faltando um metro para chegar ao muro e o que eu posso fazer? Não posso fazer nada”, lamenta um morador da região.

Continua após a publicidade

A população local ainda reclama das condições em que a ponte sobre o Córrego Anicuns se encontra. Segundo os moradores, erosão e as fortes chuvas abalaram a estrutura. “A ponte está bem oca por baixo. Antes, tinha duas cabeceiras, mas não tem mais. A cabeceira já desabou”, afirmou outra moradora do bairro.

­Jardim São José 

Uma erosão enorme afeta grande parte da estrutura da Avenida Inês Pereira, no Jardim São José, em Goiânia. A construtora responsável pelo loteamento havia começado as obras para colocar galerias pluviais, mas como a obra não foi finalizada, o buraco tomou grande parte da avenida.

A Secretaria de Planejamento informou que o loteamento foi aprovado ainda em 2014 e que a empresa responsável deveria ter feito toda a infraestrutura, inclusive a galeria de água pluvial do loteamento que ainda não foi entregue à administração pública.

Aparecida de Goiânia

Uma erosão no setor Recanto dos Emboabas, em Aparecida de Goiânia, oferece risos aos moradores do bairro. A água das chuvas já levou um poste, vários encanamentos da Saneago e até um carrinho de bebê. 

Sem manutenção por parte da prefeitura há mais de dois anos, a reportagem do O Hoje questionou a prefeitura da cidade e recebeu resposta por meio de nota da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que informou que o projeto de infraestrutura para pavimentação do Recanto dos Emboabas foi encaminhado ao Ministério das Cidades e aguarda posicionamento do Governo Federal para liberação de recursos. “O projeto prevê aterro e compactação do solo nos pontos erosivos, construção de sistema de captação e de drenagem de águas pluviais e também a pavimentação das vias do bairro”, descreveu. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também