Goiás lança campanha Novembro Azul para chamar atenção sobre saúde do homem

Em Goiás, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens, com mais de 30 anos de idade, foram vítimas dessas doenças

Postado em: 04-11-2022 às 08h16
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás lança campanha Novembro Azul para chamar atenção sobre saúde do homem
Em Goiás, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens, com mais de 30 anos de idade, foram vítimas dessas doenças | Foto: Marcio James/Semcom

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza durante o mês de novembro campanha para chamar a atenção sobre a saúde do homem e alertar sobre a importância dos exames preventivos. As unidades de saúde do Estado vão realizar ações de prevenção, distribuição de cartazes e folderes.

Os gestores municipais serão orientados a oferecer acesso a exames, a realizar a busca ativa do público-alvo e a promover decorações alusivas ao mês. O horário de atendimento das unidades também será ampliado para favorecer o atendimento aos homens que trabalham durante o horário comercial.

Doenças mais mortais em homens

Entre as principais doenças que atingem esse público, as cardiovasculares lideram o ranking de mortes. Em Goiás, de 2016 a 2020, cerca de 30 mil homens, com mais de 30 anos de idade, foram vítimas dessas doenças. Em seguida vem o câncer, com 17,2 mil mortes em Goiás no mesmo período, segundo dados do Ministério da Saúde.

Continua após a publicidade

O câncer de próstata também possui alta incidência devido à resistência dos homens em buscar a prevenção. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. A cada 10 casos, seis são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro ocorrer antes dos 40 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, são diagnosticados no Brasil 65.840 casos de câncer de próstata. Em Goiás, no mesmo período, foram registrados 1.921 casos.

Todo homem com casos de câncer na família precisa fazer os exames de PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal a partir dos 45 anos ou antes, conforme decisão do médico urologista.

Leia também: Novembro Azul luta para quebrar tabu

Veja Também