Coreia do Sul detecta atividade de 180 aviões de guerra da Coreia do Norte e mobiliza caças

O presidente sul-coreano afirmou que o lançamento representou uma "invasão territorial de fato"  e irá tomar providências

Postado em: 04-11-2022 às 11h07
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Coreia do Sul detecta atividade de 180 aviões de guerra da Coreia do Norte e mobiliza caças
O presidente sul-coreano afirmou que o lançamento representou uma "invasão territorial de fato"  e irá tomar providências | Foto: Reprodução/ Mandel Ngan

As Forças Armadas da Coreia do Sul mobilizaram nesta sexta-feira (4), caças de combate após detectarem a atividade de 180 aviões de guerra norte-coreanos, no momento em que a Seul participa de grandes manobras militares com os Estados Unidos.

Nesta semana, a Coreia do Norte lançou um número recorde de mísseis, entre elas, a tentativa frustrada de míssil intercontinental nesta quinta-feira. Em resposta aos disparos do regime comunista, a Coreia do Sul e Washington prolongaram até sábado às manobras conjuntas, criando o maior exercício militar já realizados entre os dois países.

O Estado-Maior sul-coreano afirmou que em defesa ao ataque, às forças armadas do país “enviaram 80 aviões de combate, incluindo o F-35A furtivo”.”Nossas forças militares detectaram quase 180 aviões de guerra norte-coreanos” mobilizados no espaço aéreo de Pyongang, completou.

Continua após a publicidade

Foto:Reprodução/ Mandel Ngan

“Escolha perigosa”

Pouco depois do anúncio na quinta-feira da decisão de prorrogar as manobras militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul, o regime de Pyongyang lançou três mísseis balísticos de curto alcance e afirmou que a ampliação dos exercícios era uma “escolha equivocada e muito perigosa”.

Horas depois, a Coreia do Norte executou 80 disparos de artilharia em uma “zona de amortecimento” marítima. Os disparos foram uma “clara violação” , afirmou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol afirmou que o lançamento representou uma “invasão territorial de fato”  e irá tomar providências.

Veja: Filha de Alok é internada com pneumonia e esposa faz alerta

Veja Também