Pesquisa indica espaço para avançar na adesão de adultos à vacinação

Goiás aplicou quase 6 milhões de primeiras doses contra a Covid-19, mas retorno para 2º dose e reforço ainda não é o ideal

Postado em: 07-11-2022 às 11h14
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa indica espaço para avançar na adesão de adultos à vacinação
Goiás aplicou quase 6 milhões de primeiras doses contra a Covid-19, mas retorno para 2º dose e reforço ainda não é o ideal. | Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada com entrevistados com mais de 50 anos de idade em nove países, incluindo o Brasil, indica que, apesar de preocupadas com a saúde, essas pessoas nem sempre buscam as vacinas disponíveis para se protegerem contra doenças imunopreveníveis.

Para o gerente médico de vacinas da farmacêutica GSK e infectologista Emersom Mesquita, não existe necessariamente uma contradição entre o número de pessoas que se preocupam em fazer check-up de rotina e a alta proporção de pessoas que negligenciam vacinas.

“Isso aponta para o fato de que ainda existe um espaço para o crescimento da importância da imunização do adulto de forma geral. É muito tentador tentar estabelecer uma causa única, mas esse problema da adesão à vacinação sem dúvida é multivariado. Um dos fatores é a percepção de risco. O adulto entende que está saudável e que mesmo que adquira aquela doença infecciosa, não vai evoluir para complicações, quando isso não necessariamente é verdade”, avalia.

Continua após a publicidade

O estudo foi realizado pela Kantar, em parceria com a GSK, que produz e comercializa vacinas. Foram ouvidos 9.902 adultos no Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha, França, Canadá e Japão.

Uma das conclusões que mostram a preocupação dos entrevistados com a saúde é que 81% deles declararam ter feito check-up de rotina nos últimos 5 anos. No Brasil, esse percentual foi ainda maior, e chegou a 89%.

Goiás aplicou quase 6 milhões de doses

Referente à primeira dose, foram aplicadas 5.885.032 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado de Goiás. Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 5.305.482 pessoas, e 2.708.339 pessoas já receberam a dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 56,66% já receberam uma dose da vacina. Esses dados são preliminares e coletados junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há 1.728.312 casos de doenças pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. No Estado, há 869.718 casos suspeitos em investigação e 359.595 casos já foram descartados.

Há 27.584 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 1,6%. Há 76 óbitos suspeitos que estão em investigação. 

Painel Covid-19

O boletim com as notificações da SES-GO foi informatizado e realiza o processamento dos dados a partir dos sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS VE e Sivep Gripe). Eventuais diferenças são justificadas por ajustes nas fichas de notificação pelos municípios, como por exemplo, a atualização do local de residência da pessoa.

Sobre os dados

Desde as primeiras confirmações de doença pela Covid-19, a SES-GO divulga boletins diários com atualizações sobre os casos confirmados e óbitos. Os números são dinâmicos e passíveis de mudanças após investigação mais detalhada de cada situação. Os boletins são elaborados a partir dos dados inseridos nos sistemas e-SUS VE e Sivep Gripe, do Ministério da Saúde, pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, conforme endereço de residência informado pelos usuários.

Os dados podem ser alterados para mais ou para menos conforme investigação das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e atualização das fichas de notificações pelos municípios nos sistemas oficiais. Diante de eventuais inconsistências nos números, estes serão atualizados a partir das correções feitas pelas cidades nos sistemas de notificação. Os dados deste boletim foram divulgados às 15h de domingo, 06 de novembro de 2022.

Veja Também