Estudante quilombola comemora ter sido selecionado para programa de intercâmbio nos EUA: “Muito gratificante”

Jovem é um dos selecionados por Goiás e se encontra entre os 50 participantes do país

Postado em: 09-11-2022 às 08h01
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudante quilombola comemora ter sido selecionado para programa de intercâmbio nos EUA: “Muito gratificante”
Jovem é um dos selecionados por Goiás e se encontra entre os 50 participantes do país | Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Um quilombola, estudante da rede pública de Goiás, foi selecionado para um programa de intercâmbio nos Estados Unidos. Jean Pereira dos Santos de 16 anos, conta estar orgulhoso e ainda desacreditado de ter sido um dos selecionados no estado, em um dos 50 em todo o país, para o programa Jovens Embaixadores, da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

O rapaz recebeu o resultado da aprovação na última sexta-feira (4), quando recebeu um e-mail do programa com o nome de todos os aprovados na seleção, já parabenizando-o pela conquista. A iniciativa que consiste em um programa de curta duração, onde os selecionados devem passar três semanas nos Estados Unidos, foi criada em 2002.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de Goiás, o programa, que é custeado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, sendo voltado para estudantes de 15 a 18 anos da rede pública que tenham excelente desempenho escolar, sejam engajados, tenham perfil de liderança, além de outros critérios.

Continua após a publicidade

Comunidade Kalunga | Foto: Arquivo Pessoal

“É a primeira vez que um estudante da comunidade Kalunga participa e é finalista desse processo no estado de Goiás. Eu, particularmente, falo para o Jean que sou uma fã do protagonismo dele”, disse a coordenadora do Programa Jovens Embaixadores em Goiás, Vanessa Almeida de Carvalho, que também é coordenadora de Protagonismo Juvenil pela Seduc.

Para Jean, passar para a próxima fase em um projeto como esse consegue ser ainda mais gratificante para sua comunidade. “Estou muito orgulhoso. Não acreditava que era capaz, mas queria muito. Ter sido aprovado é muito gratificante tanto para mim, para minha família e para minha comunidade”, comenta.

Veja: Carro cai em cratera após adutora de água se romper na Avenida Independência

Veja Também