Com mais de 24 mil casos, prefeitura de Aparecida intensifica combate a dengue

Trabalho será focado nos bairros onde há mais registros da doença

Postado em: 10-11-2022 às 11h16
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com mais de 24 mil casos, prefeitura de Aparecida intensifica combate a dengue
Trabalho será focado nos bairros onde há mais registros da doença | Foto: Divulgação

Com mais de 24.724 casos de dengue confirmados em 2022, a prefeitura de Aparecida intensificou nesta semana ações para combate à proliferação do mosquito aedes aegypti– dengue. Os bairros que estão no alvo da prefeitura são Buriti Sereno, Goiânia Parque, Jardim Boa Esperança, Santa Luzia, Colina Azul, Expansul, Parque Itatiaia, Jardim Olímpico, Tiradentes, Belo Horizonte, Rosa dos Ventos e Cidade Livre.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, serão realizadas ações educativas, visitas domiciliares para vistoria e orientação sobre medidas de prevenção, além da passagem da UBV veícular (“Fumacê”) e a coleta de pneus em borracharias, praças, avenidas e demais locais públicos.

“Estabelecemos uma excelente parceria com a SES para essas ações, o que fortalece ainda mais o nosso trabalho em prol da população de Aparecida. Além disso, mobilizamos 120 trabalhadores e estamos usando nove veículos utilitários, 14 motocicletas e 1 caminhão para percorrer as regiões previstas”, explicou.

Continua após a publicidade

Apoio da população

Além das ações, o coordenador também explica que a prefeitura irá fazer sua parte, porém é fundamental que a população também ajude no combate ao inseto, tendo em vista que 80% dos focos do mosquito estão nas residências. “É essencial que todas as pessoas tirem ao menos 10 minutos, semanalmente, para vistoriar e limpar seus imóveis”, explica. 

“Cada um tem que entender que é responsável por seu imóvel e que tem o dever de contribuir para o bem de todo o município. Observem cuidadosamente suas casas, comércios e locais de trabalho com atenção especial para calhas, quintais, vasos de plantas, vasilhas, ocos de árvores e outros locais que possam armazenar água”, finalizou.

Aumento de casos de dengue

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, completa que, segundo o último boletim da SMS, neste ano já foram notificados 24.714 casos de dengue na cidade. Desses, 22.367 foram confirmados por meio de exames laboratoriais e 30 foram considerados graves. “Os números indicam um acréscimo de 118% no número de casos de dengue notificados se comparado ao ano de 2021 e comprovam que precisamos continuar em alerta permanente”, conclui.

Veja também: Cantor Marcelo, da dupla com João Lucas, pede ajuda para encontrar sobrinho desaparecido em Goiás

Veja Também