Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Produção goiana de melancia cresce 23,5% e chega a 278,2 mil toneladas

Uruana, segue líder na produção de melancia no estado

Postado em: 11-11-2022 às 10h45
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Produção goiana de melancia cresce 23,5% e chega a 278,2 mil toneladas
Uruana, segue líder na produção de melancia no estado. | Foto: Reprodução

O mercado mundial de melancia está em expansão. De janeiro a setembro deste ano, o Brasil faturou US$ 26,1 milhões com exportações do produto, aumento de 9,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Goiás é destaque no cenário nacional quando o assunto é a fruta. A produção goiana é a segunda maior do País e vem crescendo continuamente. A edição de novembro do Agro em Dados mostra que, em 2021, as lavouras goianas entregaram 278,2 mil toneladas de melancia. O resultado superou em 23,5% o volume alcançado no ano anterior.

“O Agro em Dados de novembro traz esse destaque especial para a melancia por sua importância na mesa do consumidor e pela relevância de Goiás na atividade. O Estado registrou recorde de produção no ano passado e respondeu por 13,0% de todo o volume da fruta produzido no País, merece, portanto, essa atenção especial e o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo produtor”, ressalta o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Ainda segundo ele, o consumo da fruta aumenta com as festas de fim de ano.

Em 2021, a área cultivada com melancia no Estado aumentou 16,0%, chegando a 6,3 mil hectares, e a produtividade média subiu 6,5%, atingindo 43,6 toneladas por hectare, outro recorde na série histórica. Uruana lidera o ranking dos maiores produtores entre os municípios brasileiros. Em Goiás, é seguida por Carmo do Rio Verde, Itapaci, Itapuranga e Rialma. Na edição de novembro do Agro em Dados, o leitor encontra o ranking completo dos 10 maiores produtores, além de também conhecer os principais países compradores da melancia brasileira. O vizinho Paraguai é o maior importador da fruta brasileira.

Continua após a publicidade

O Brasil também se destaca quando o assunto é novidade na produção de variedades diferenciadas da melancia. Com tecnologia e inovação a fruta pode ser produzida de diferentes cores e ausência de sementes, como por exemplo a melancia de polpa amarela desenvolvida pela Embrapa Rondônia em parceria com a Embrapa Semiárido.

Ao longo das últimas décadas, pesquisadores identificaram dezenas de moléculas que contribuem para o aroma e sabor único da melancia que potencializam o consumo da fruta em todo o mundo. No oriente, a versão quadrada vem sendo produzida pelos japoneses há mais de 30 anos. A comercialização da melancia é favorecida pela produção de frutos de alta qualidade.

Nas principais Centrais de Abastecimento do país, acompanhadas pela Conab, foram vendidas 254,6 mil toneladas da fruta no acumulado deste ano (janeiro a setembro). No mercado regional, a Ceasa-GO comercializou 16,2 mil toneladas de melancia, no mesmo período, ao preço médio de 2,30/kg. 

Veja Também