Vídeo: cardume gigante é visto no Rio Araguaia

No vídeo, gravado em São José dos Bandeirantes, no distrito de Nova Crixás, é possível ver milhares de peixes nadando em bando

Postado em: 13-11-2022 às 11h09
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Vídeo: cardume gigante é visto no Rio Araguaia
No vídeo, gravado em São José dos Bandeirantes, no distrito de Nova Crixás, é possível ver milhares de peixes nadando em bando | Foto: Reprodução

Um cardume gigante foi encontrado no Rio Araguaia. O momento foi registrado por um guia de pesca, que estava passando pelo local, ficou impressionado com o que viu e decidiu filmar.

No vídeo, gravado em São José dos Bandeirantes, no distrito de Nova Crixás, é possível ver milhares de peixes nadando em bando. Segundo o consultor de psicultura Paulo Roberto Silveira, a maioria das espécies tendem a nadar em bando nesta época do ano.

“Estamos no período de piracema, que é quando os peixes sobem os rios para se reproduzirem. Normalmente entre outubro e março de todos os anos é comum ver cardumes”, disse o consultor ao G1.

Continua após a publicidade

Leia também: Bombeiros resgatam cobra que entrou dentro do freezer de residência em Ipameri

Silveira explicou, ainda, que, geralmente, peixes procuram águas mais rasas para se reproduzirem, pois isso dificulta o ataque de predadores, como o boto. Ele também conta que, ao analisar o vídeo, fica claro que os peixes deste cardume são de escamas.

 São peixes de escamas. Provavelmente papa-terra (ou curimba, curimbatá, dependendo da região), mas pode ser que tenha piaus e matrinchã no meio desse cardume também”, informou o Paulo Roberto, ao G1.

Veja o vídeo:

Veja Também