Estudantes goianos iniciam intercâmbio cultural em Barcelona

Os 12 Aprendizes do Futuro selecionados para intercâmbio cultural na Europa iniciaram a programação neste domingo

Postado em: 14-11-2022 às 14h46
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudantes goianos iniciam intercâmbio cultural em Barcelona
Os 12 Aprendizes do Futuro selecionados para intercâmbio cultural na Europa iniciaram a programação neste domingo. | Foto: Reprodução

Os 12 Aprendizes do Futuro selecionados para intercâmbio cultural na Europa iniciaram a programação neste domingo (13/11) por Barcelona, na Espanha. Ainda esta semana, eles cumprirão uma agenda oficial com o presidente da Catalunha, Peres Aragonès, o prefeito da cidade de El Prat de Llobregat, deputados do Parlamento Europeu, além de jovens estudantes de diversos países. 

A viagem, uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a Renapsi, é uma premiação aos aprendizes com melhores notas, desempenho em redação e nas atividades de orientação profissional. 

A comitiva desembarcou na Espanha no sábado (12/11) e o dia foi livre para passeios em pontos turísticos na região. Dentre as visitas que fizeram, merecem destaque o Palácio Nacional de Montjuic e o Museu Nacional de Arte da Catalunha, em Barcelona.

Continua após a publicidade

“Estou vivendo um sonho. O intercâmbio mal começou e tenho certeza que meu olhar sobre o mundo já foi transformado. Conversamos com vários estudantes daqui, trocamos experiências e está sendo tudo maravilhoso”, afirma a aprendiz Brunna Gomes do Vale, de 15 anos. 

Acompanham a comitiva a coordenadora do Gabinete de Politicas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, e a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado. Os estudantes selecionados ganharam a viagem com todas as despesas pagas, além de roupas, custeio do passaporte e documentação necessária. 

“Apresentar aos jovens um universo de possibilidades é algo impagável. E, com eles, mostramos ao mundo a grandiosidade desse projeto que é o Aprendiz do Futuro. Nosso objetivo é buscar novas parcerias para que possamos oferecer cada dia mais à juventude goiana”, destaca Gracinha Caiado. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, lembra que o programa já é o maior do Brasil no formato de aprendizagem profissional: “E com certeza cresceremos ainda mais. O governador Ronaldo Caiado acredita e investe na juventude e a primeira-dama é entusiasta das ações que promovem a transformação social. Somo o maior do País e seremos cada vez maior.”

Nos próximos dias, os jovens participarão também de evento de tecnologia, mesa de discussões sobre espaço da juventude com políticos europeus, jantar de gala e outras atividades.

Veja Também