UFG lança edital com vagas para ingresso de surdos no curso de Letras: Libras

As vagas fazem parte do Programa UFGInclui

Postado em: 24-11-2022 às 15h11
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: UFG lança edital com vagas para ingresso de surdos no curso de Letras: Libras
As vagas fazem parte do Programa UFGInclui | Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abrirá um processo seletivo, com 15 vagas, para ingresso de surdos no curso de graduação em Letras Libras (licenciatura). As inscrições podem ser feitas a partir de 30 de novembro e, até, 20 de dezembro pelo Portal do candidato, no site da instituição, com taxa franca.

Segundo o edital, as oportunidades são válidas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, na modalidade presencial e período noturno. As vagas fazem parte do Programa UFGInclui. Os candidatos que podem concorrer as vagas necessitam ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

Ao fazer a inscrição, o interessado precisa preencher o formulário de inscrição e enviar pelo site o laudo médico, que comprova o estado de saúde do estudante, com assinatura do médico responsável. Além de anexar os exames exigidos no edital.

Continua após a publicidade

De acordo com o documento, o processo seletivo será divido em duas etapas, sendo a primeira nota do Enem e a prova de redação em Libras. Com isso, no momento da matrícula, a pessoa poderá escolher a modalidade de preferência.

Leia também: Crédito Social contempla 12 mil mulheres e reforça combate à violência doméstica

Caso escolha a nota do Enem, o candidato marca o ano de realização do exame que deseja utilizar a nota, podendo ser de 2009 até 2021. Já a segunda etapa é marcada pela prova de redação em Libras, que será realizada em Goiânia, no dia 3 de fevereiro de 2023.

O teste será gravado em vídeo, dentro de uma sala com computador. Entretanto, antes de efetuar o exame, os estudantes devem gravar um vídeo-teste para verificar o funcionamento dos equipamentos.

Os candidatos terão, então, três horas para realizar a avaliação. Conforme o edital, a aplicação da prova de redação em Libras tem o objetivo de garantir ao candidato surdo a oportunidade de ser avaliado na língua brasileira de sinais. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 14 de março de 2023.

Leia também: Fogos podem perturbar os pets, veja dicas que podem ajudar

Serviço

UFGInclui – Processo Seletivo Letras/Libras (licenciatura)
Vagas para candidatos(as) surdos(as)
Inscrições: 30 de novembro a 20 de dezembro
Realização da perícia médica: 7 a 9 de janeiro de 2023
Realização da prova de redação: 5 de fevereiro de 2023
Resultado do processo seletivo: 14 de março de 2023
Vagas: 15 vagas
Local de inscrição: Portal do Candidato
Informações: edital

Veja Também