Expectativa de vida de brasileiros sobe para 77 anos, aponta IBGE

A projeção é divulgada pelo IBGE anualmente, com data de referência em 1º de julho do ano anterior e para todas as idades

Postado em: 25-11-2022 às 09h45
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Expectativa de vida de brasileiros sobe para 77 anos, aponta IBGE
A projeção é divulgada pelo IBGE anualmente, com data de referência em 1º de julho do ano anterior e para todas as idades | Foto: Reprodução

Brasileiros estão vivendo por mais tempo e chegam em média até os 77 anos. É o que apontam dados da Tábua Completa de Mortalidade de 2021 divulgados nesta sexta-feira (25/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O levantamento mostra que a expectativa de vida no país subiu de 76,8 para 77 anos na comparação com 2020.

A projeção é divulgada pelo IBGE anualmente, com data de referência em 1º de julho do ano anterior e para todas as idades. As informações são usadas para a tomada de decisão em várias políticas públicas. Esse dado é utilizado, por exemplo, para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

Os cálculos dos números de 2020 e 2021 não levaram em conta as mortes causadas pela pandemia de covid-19. Segundo o IBGE, essas informações só devem ser incorporadas na divulgação de 2023, referente ao ano de 2022.

Continua após a publicidade

“É bem provável que em 2023 a gente tenha uma Tábua preliminar (corrigida pela covid) para Brasil. Para unidades da federação, precisa dos dados do Ministério da Saúde, que demoram um pouco mais”, explicou a demógrafa Izabel Guimarães Marri, gerente de população do IBGE, na ocasião. “Em 2024, a gente vai ter a Tábua (referente a 2023) com todos os ajustes e estudos por unidades da federação”, previu.

Leia também: Censo 2022 entrevistou 136 milhões de pessoas, diz IBGE

Veja Também