Goiânia roça 4 milhões de m² todo mês

Em Goiânia, são roçados por mês cerca de 4 milhões de m2, o que equivale a uma área do tamanho de 520 Estádios Serra Dourada

Postado em: 24-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia roça 4 milhões de m² todo mês
Em Goiânia, são roçados por mês cerca de 4 milhões de m2, o que equivale a uma área do tamanho de 520 Estádios Serra Dourada

Com o aumento na intensidade de chuvas em Goiânia, a prefeitura intensificou os serviços de poda, capina e roçagem nas áreas públicas da Capital. De acordo com a Companhia de Urbanização (Comurg), foi planejado um cronograma que inclui todos os bairros da Capital. Em Goiânia, são roçados por mês cerca de 4 milhões de m2, o que equivale a uma área do tamanho de 520 Estádios Serra Dourada.

A Prefeitura conta com um efetivo de 250 funcionários para a realização das podas em calçadas, entre-pistas e córregos, além de outros espaços públicos. Os trabalhos são realizados manualmente e com a utilização de tratores e mini-pás mecânicas.

Continua após a publicidade

O órgão ainda informou que o objetivo dos trabalhos é eliminar possíveis focos de mosquitos transmissores de doenças, manter a cidade limpa e, ao mesmo tempo, contribuir com o bem-estar e aumento da sensação de segurança da população.

De acordo com Denes Pereira, presidente da Companhia de Urbanização (Comurg), no período de chuvas é fundamental intensificar esses serviços. “Com a umidade, o crescimento da vegetação nas vias públicas acontece em maior proporção, requerendo a realização de operações para o controle do problema”, afirmou.

A prefeitura de Goiânia ainda informou que, desde o início do mês de janeiro, foram roçadas as vias dos setores Orlando de Morais, Conjunto Caiçara, Jardim Abapuru, Residencial Iris Ville, Jardim Itamaracá, Jardim Progresso, Urias Magalhães, Perim, Crimeia Leste e Oeste, Jardim Guanabara, Residencial Buena Vista, Bairro Goiá, Residencial Mundo Novo I, II e III, todas as unidades do Jardim do Cerrado e Madre Germana.

Limpeza

A Comurg informou que o trabalho de retirada da vegetação daninha tem a intenção de conter o seu crescimento, sendo possível desobstruir os mecanismos de drenagem da água da chuva, evitando que bocas de lobo, ramais e galerias ao redor do terreno fiquem entupidas. O serviço ainda aprimora o aproveitamento de espaços habitados na cidade. 

A Prefeitura de Goiânia informou que, na cidade existem mais de 110 mil lotes baldios e que, a Comurg faz a limpeza após os proprietários serem notificados e autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Assim sendo, a Comurg executa a limpeza e, em seguida, cobra uma taxa pelos serviços. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também