Quinta-feira, 28 de março de 2024

Operação com 80 policiais federais cumpre mandados de combate ao tráfico em Goiânia, Trindade e Rio Verde

Os produtos químicos eram transportados em embalagens de origem paraguaia e eram misturados em cocaína

Postado em: 01-12-2022 às 09h16
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Operação com 80 policiais federais cumpre mandados de combate ao tráfico em Goiânia, Trindade e Rio Verde
Os produtos químicos eram transportados em embalagens de origem paraguaia e eram misturados em cocaína | Fotos: Divulgação/PF

A Polícia Federal deu início nesta quinta-feira (1/12) a uma operação em Goiânia, Trindade e Rio Verde com objetivo de combater o tráfico internacional de drogas. Cerca de 80 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão nas cidades goianas, além do município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Ao longo da investigação, os policiais identificaram que indivíduos que contrabandeavam produtos do Paraguai (como cigarros e agrotóxicos) passaram a traficar para o Brasil produtos químicos controlados, provenientes do Paraguai.

Esses produtos químicos eram transportados em embalagens de origem paraguaia e ostentavam, além das informações inverídicas sobre a presença de agrotóxicos, as siglas das substâncias verdadeiramente contidas em seu interior (“F” – Fenacetina, “L” – Lidocaína e “K” – Cafeína).

Continua após a publicidade

Já em solo brasileiro, onde a comercialização desses insumos é fiscalizada pela Polícia Federal, eram vendidos a narcotraficantes e utilizados no “batismo de cocaína”, processo por meio do qual produtos químicos são adicionados à cocaína pura para aumentar a quantidade da droga e maximizar o lucro dos traficantes.

Caixas onde os produtos químicos eram armazenados | Foto: Divulgação/PF

Essas substâncias possuem a forma de pó branco e causam efeito anestésico ou estimulante do sistema nervoso central. Em razão dessas características, esses insumos são misturados à cocaína pura, permitindo que o traficante aumente o volume da droga e, ao mesmo tempo, dê ao usuário a falsa sensação de que está adquirindo uma droga de “boa qualidade”.

O transporte dos insumos em embalagens de agrotóxico fazia parte da estratégia de defesa dos criminosos no caso de prisão em flagrante, pois, apesar da importação de agrotóxico também configurar crime, a pena é bem inferior à do tráfico internacional de drogas.

Assim, no caso de apreensão, os criminosos afirmavam que estavam transportando tão somente agrotóxicos e que desconheceria a existência de produtos químicos em meio à carga. Durante a operação, além do cumprimento dos mandados de busca e da apreensão de bens dos investigados, as contas bancárias dos envolvidos também foram bloqueadas.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional de drogas e contrabando, cujas penas mínimas somadas atingem 10 (dez) anos de reclusão.

Leia também: Suspeito de tráfico é preso com mais de 1,5 mil comprimidos de ecstasy, em Trindade

Veja Também