Aumenta casos de conjuntivite

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, ainda estão sendo pesquisados os casos para que o tipo de conjuntivite seja definido

Postado em: 26-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aumenta casos de conjuntivite
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, ainda estão sendo pesquisados os casos para que o tipo de conjuntivite seja definido

Com surtos de conjuntivite em diversas regiões do país, principalmente os mais de dois mil casos em Caldas Novas, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) buscou acompanhar o aumento nos casos de conjuntivite na Capital desde o fim do carnaval. Segundo o órgão, equipes estão monitorando pacientes diagnosticados em unidades de saúde de Goiânia e realizando a coleta de materiais para exames laboratoriais.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, ainda estão sendo pesquisados os casos para que o tipo de conjuntivite seja definido. “Pode ser viral ou bacteriana, mas é preciso investigar”, disse Flúvia. 

Ela ainda afirma que o carnaval influenciou na quantidade de casos. “A aglomeração de pessoas durante o carnaval foi um fator de risco para circulação da doença”, afirmou.

Continua após a publicidade

A Secretaria informou que houve um aumento no diagnóstico de casos nos Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) Amendoeiras e Chácara do Governador. Além de surtos intradomiciliares na região leste da capital.

Prevenção

Segundo a SMS, medidas de higiene são fundamentais para evitar a transmissão e contágio da doença. Para reduzir as chances de contágio e transmissão, é preciso higienizar com frequência o rosto e as mãos, usando água e sabonete líquido e até álcool em gel.

Especialistas indicam evitar coçar os olhos e tocar em objetos, além de aumentar o intervalo de troca de toalhas ou utilizar materiais descartáveis para enxugar rosto e mãos e não compartilhar produtos de uso pessoal, como maquiagens, por exemplo.

Flúvia ainda afirmou que, em caso de suspeita de conjuntivite, todas as pessoas devem procurar o serviço de saúde para a realização do diagnóstico. “Como as causas mais frequentes são as infecções e alergias, os pacientes que apresentam os sintomas devem procurar o serviço de saúde e evitar a automedicação”, concluiu.

Caldas Novas

No começo do ano, Caldas Novas, no sul do Estado, começou a registrar um aumento no número de casos. Com o início do carnaval, as unidades de saúde da cidade chegaram a registrar cerca de 50 novos casos por dia.

De acordo com a força-tarefa do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde o surto de conjuntivite em Caldas Novas, já registrou quase dois mil casos no último mês. Segundo informações do núcleo de vigilância epidemiológica da cidade de Caldas Novas, o número de casos aumentou em quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também