Morre idoso que foi dado como morto por engano e levado à funerária ainda vivo

José tratava um câncer na língua

Postado em: 02-12-2022 às 18h05
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre idoso que foi dado como morto por engano e levado à funerária ainda vivo
José tratava um câncer na língua | Foto: Reprodução

José Ribeiro da Silva, de 62 anos, morreu na última quarta-feira (1º/12), em Rialma, no norte de Goiás. No início da semana, o idoso foi internado no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), dado como morto e levado à funerária, quando funcionários notaram que ele estava vivo.

José tratava um câncer na língua. Segundo o delegado Peterson Amin, a Polícia Civil apurou que a causa da morte do homem foi hipotermia, agravando a responsabilidade do médico. 

Ao G1, o delegado explicou que, após atestado de óbito, o idoso foi encaminhado para uma câmera fria e colocado dentro de um saco, para manter a temperatura baixa.

Continua após a publicidade

Leia também: Idoso é dado como morto em Uraçu, vai à funerária e família descobre que ele está vivo

“A causa da morte sendo hipotermia aumenta a responsabilidade do médico, por isso a gente vai alterar a tipificação do inquérito, que antes estava como tentativa de homicídio, hoje, está como homicídio consumado, por dolo eventual”, explicou.

O corpo dele foi enterrado em Rialma. Na próxima semana, a polícia vai ouvir o médico, a família e coletar os documentos necessários, de acordo com Amin.

Afastamento

O médico Lucas Campos, que fez o atestado de óbito do paciente, foi afastado. Conforme o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), uma sindicância foi instaurada para apurar a situação.

“O diretor técnico do HCN foi para Rialma, cidade do paciente que estava em tratamento paliativo oncológico no hospital, para prestar assistência e dar apoio ao mesmo e aos familiares”, diz a nota da unidade.

Leia também: Pelé está com infecção respiratória, diz boletim médico

Relembre o caso

José teve o corpo colocado dentro de um saco, normalmente utilizado para remoção de pessoas mortas, e levado pela funerária para Rialma, cidade natal da família, cerca de 100 km de distância de Uruaçu. Quando o saco foi aberto para que o homem fosse preparado para velório e enterro, alguns funcionários notaram que José estava vivo, com olhos abertos e com dificuldade para respirar.

Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou que ele estava vivo. Após o resgate, o idoso foi levado ao Hospital de Rialma. A família registrou, nesta quarta-feira, um boletim de ocorrências.

Veja Também