Associação ajuda mais 800 pessoas com deficiência em Goiás

A Adfego atualmente é focada em inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Postado em: 03-12-2022 às 09h30
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Associação ajuda mais 800 pessoas com deficiência em Goiás
A Adfego atualmente é focada em inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. | Foto: Reprodução

O estado de Goiás possui cerca de 400 pessoas com deficiência. Em 2019, cerca de 8,5% dos goianienses possuíam alguma deficiência que inclui: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla. Ou seja, cerca de 582,8 mil pessoas de dois anos ou mais de idade possuíam deficiência em pelo menos uma de suas funções no estado de Goiás. Deste total, 233,4 mil homens e 349,3 mil mulheres. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) publicada pelo IBGE de 2019. 

Segundo a secretária da diretoria da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego),  Márcia Serrano, a Adfego começou quando um pequeno grupo de pessoas com deficiência física resolveu se reunir como associação. No início, funcionava com poucos recursos em uma pequena sala no Estádio Olímpico, em Goiânia. 

O grupo percebeu que o incentivo à prática de esportes era uma maneira de atrair os jovens para a associação. Foram formadas então, as equipes de natação e basquete. Logo começaram as apresentações em diversos campeonatos e cada vez mais pessoas conheciam a Adfego e o número de associados aumentava.

Continua após a publicidade

Após um ano de sua fundação, a associação recebeu por parte do governo um terreno na Chácara do Governador, onde foi construída a Casa do Paraplégico. A casa, inaugurada em 1984, abrigava pessoas com deficiência que não possuíam residência fixa e moravam em hospitais.

Já a sede da associação foi transferida para o Centro de Apoio e passou a funcionar junto a unidades de atendimento a pessoas com deficiência visual e auditiva. No mesmo ano começou a funcionar uma oficina de fabricação de cadeiras de rodas. Em 1994 essa oficina foi batizada com o nome “Mão na Roda”.  

Doação

A Adfego atualmente é focada em inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.  A instituição também ajuda em média 800 pessoas com deficiência. 

“Procuramos com diferentes ações e iniciativas, oferecer uma parceria para pessoas com deficiência promover seu bem-estar e inclusão e, ainda, lutar para que seus direitos e deveres sejam respeitados”, afirma Márcia Serrano.

Ela afirma ainda que a Adfego é mantida com alguns convênios , a fábrica Mão na Roda, Clínica Reabilitar , emendas e doações de pessoas da sociedade civil. Para ser voluntário e ajudar a instituição é necessário entrar em contato pelo telefone 3202-3313.

“Nossa missão é contribuir para que as pessoas com deficiência física superem seus limites, visando sua integração social, política, econômica e cultural. Estabelecer confiança junto a todos os setores da sociedade para criar compromisso individual e social para a causa da pessoa com deficiência”.

Associada da Adfego a mais de 15 anos, Edilna Nunes é responsável por sempre tirar um tempo para fazer doações para a organização. Ela sempre faz doações de roupas, calçados, brinquedos e entre outros. “Faço esse trabalho a mais de 20 anos e eu amo fazer esse trabalho, faço com muito amor, carinho, dedicação e respeitando o espaço de cada um”.  Para Enilda “ser voluntário é transformar seu olhar para todas as pessoas e o mundo em que você vive”.

Veja Também