Caiado diz que vai acionar o STF contra aumento de 26% na tarifa de ônibus entre Entorno e DF

Os novos valores começaram a valer neste domingo e chegam a 26,4% de aumento

Postado em: 05-12-2022 às 09h29
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado diz que vai acionar o STF contra aumento de 26% na tarifa de ônibus entre Entorno e DF
Os novos valores começaram a valer neste domingo e chegam a 26,4% de aumento | Foto: Vinícius Ferreira

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse na noite de domingo (4/12) que acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o aumento da tarifa do transporte público entre o Distrito Federal e os municípios do Entorno do DF. Os novos valores começaram a valer neste domingo e chegam a 26,4% de aumento.

“Sem consultar o Governo de Goiás e as prefeituras do Entorno do Distrito Federal, a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) promoveu um reajuste de até 26% no preço das passagens de ônibus entre o DF e municípios do Entorno”, escreveu o governador pelo Twitter.

“Vamos acionar amanhã o STF pedindo a suspensão imediata desse reajuste”, acrescentou. Segundo Ronaldo Caiado, o reajuste da tarifa deve penalizar 175 mil passageiros que usam as linhas diariamente.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) informou que as empresas que atuam com autorização especial tiveram reajuste de 25,1%. Já as passagens das linhas da empresa Taguatur foram reajustadas em 26,4%. As linhas estavam há dois anos e nove meses sem reajuste.

“Temos que promover um debate entre a União, os governos de Goiás e Distrito Federal, conjuntamente com as prefeituras do Entorno, e definir o porcentual de subsídio de cada ente para reduzir o valor da passagem, como fizemos na Região Metropolitana de Goiânia. Não podemos deixar cartéis ditarem a política tarifária do transporte público”, finalizou o governador na postagem.

Leia também: Tarifa dos ônibus de Goiânia permanecerá em R$ 4,30 no ano que vem

Veja Também