Quinta-feira, 28 de março de 2024

Alimentos orgânicos são doados para famílias carentes

Instituições recebem verduras, legumes e hortaliças

Postado em: 08-12-2022 às 09h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Alimentos orgânicos são doados para famílias carentes
Instituições recebem verduras, legumes e hortaliças. | Foto: Raimundo Rocha

Uma ação de recuperação ambiental realizada para preservar a nascente de um dos afluentes do Córrego João Leite está indo além do objetivo inicial e, literalmente, produzindo frutos para a comunidade. Trata-se de uma agrofloresta no município de Santo Antônio de Goiás, a pouco mais de 20 quilômetros de Goiânia.  Iniciada em 2017, ela já ocupa 1,8 hectares no Parque Cultural Florata, onde já são colhidas em média 15 toneladas de alimentos por ano. 

A produção está contribuindo com a alimentação de famílias da região. No início deste mês de dezembro, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da cidade de Santo Antônio de Goiás, recebeu as hortaliças, verduras e legumes para distribuir para famílias carentes. 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Daiane de Fátima, titular do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que já recebeu a doação em outros momentos, a iniciativa é importante para as famílias em situação de vulnerabilidade, que não têm condições de comprar verduras e legumes. “Esses alimentos ajudam a prevenir a desnutrição e a deficiência alimentar de crianças e adultos”, salienta.

Continua após a publicidade

A agrofloresta é um tipo de plantio que combina culturas agrícolas e arbóreas no mesmo local, gerando a produção de alimentos e a recuperação de áreas degradadas ao mesmo tempo. Enquanto as árvores nativas crescem, a produção de alimentos acontece simultaneamente. 

Cuidado com o meio ambiente 

A vegetação tem papel fundamental para a manutenção da saúde das nascentes, exercendo o papel de redutoras da velocidade da água das chuvas, infiltração das águas e limitação do processo de assoreamento. “Precisamos falar sobre o uso abusivo dos agrotóxicos que impactam a produção de alimentos saudáveis, o meio ambiente e a saúde pública de toda a população”, destaca o biólogo e agricultor, Murilo Arantes.

“O uso dos agrotóxicos foi uma estratégia utilizada pela Revolução Verde para produzir mais alimentos, uma estratégia muito equivocada devido ao número de adoecimentos da população por conta da exposição aos venenos. Ações como essa, reforçam o compromisso com a segurança alimentar dos goianos”, relata o responsável pela Agrofloresta.

“A gente trabalha com uma técnica em que buscamos imitar o que a natureza faz, seguimos os mesmos padrões para restaurar uma área. Nós colocamos os mesmos princípios para reflorestar áreas de nascente d’água”, explica. O espaço da agrofloresta fica acima da nascente e funciona como uma caixa de recarga da nascente, ou seja, é onde a água se infiltra no solo. 

Doações dos alimentos orgânicos 

Desde que a produção começou, diversas instituições sociais do estado de Goiás já foram beneficiadas pelo projeto de doação de alimentos. A iniciativa das doações surgiu quando os responsáveis pela agrofloresta constataram a expressiva produção, acima do consumo dos proprietários de um condomínio residencial, que ajudam a manter a iniciativa, e dos funcionários do empreendimento e do parque, considerando que a produção alcança mais de 1 tonelada por mês. Desde 2018, foram mais de 60 toneladas de alimentos orgânicos colhidos.

“Primeiro, liberamos os alimentos para os moradores do condomínio, depois oferecemos para os funcionários e colaboradores, e em seguida doamos para as instituições”, explica a arquiteta, urbanista e colaboradora, Bartira Bahiades. 

O supervisor da agrofloresta, Ricardo Pagliarini, acentua que as doações são importantes, pois muitas famílias não têm condições de diversificar sua cesta de alimentos. “O que doamos é um alimento de altíssima qualidade. É uma horta agroflorestal orgânica. Exige muito trabalho desde a época da preparação do solo, diversos cuidados com a plantação e com o manejo. É um alimento que tem um alto valor nutricional e que muitas pessoas não têm acesso”, salienta o supervisor que afirma que em breve outras doações serão realizadas.

Veja Também