Estudantes viajam rumo à Boston por desempenho em competição no Ensino Médio

Os vencedores do Campeonato Nacional do Ensino Médio (CNEM) recebem cheque simbólico do prêmio nesta quarta-feira (28), no Colégio Visão

Postado em: 28-02-2018 às 10h45
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudantes viajam rumo à Boston por desempenho em competição no Ensino Médio
Os vencedores do Campeonato Nacional do Ensino Médio (CNEM) recebem cheque simbólico do prêmio nesta quarta-feira (28), no Colégio Visão

Cerca de 900 candidatos participaram do Campeonato Nacional do Ensino Médio (CNEM), competição promovida com o intuito de preparar estudantes secundaristas para realizar vestibulares e, principalmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O prêmio para o vencedor de cada categoria é um intercâmbio de duas semanas em Boston, nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (28) serão revelados os campeões, em cerimônia que será realizada no Colégio Visão, em Goiânia, às 10h45.

As provas foram realizadas nos dias 24 de setembro e 1º de outubro do ano passado, em Goiânia, com questões de Linguagem, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Ao todo foram 10 horas de avaliação. Oscerca de 900 participantes foram divididos em três categorias: A1, para estudantes do Ensino Fundamental ou que cursam o 1º ano do Ensino Médio; A2, para estudantes do 2º ano do Ensino Médio e A3, para estudantes do 3º ano ou que já concluíram o Ensino Médio. 

Continua após a publicidade

O prêmio para cada categoria é um Intercâmbio Cultural de duas semanas em Boston, nos Estados Unidos, oferecido pela Experimento Intercâmbio Cultural e Kings Education. A entrega do certificado de primeiro lugar e do cheque simbólico para os campeões das categorias A1 e A2 serão realizadas às 10h45, no Colégio Visão em Goiânia, na Avenida T-13, 1030 – Setor Bueno.

CNEM

O Campeonato Nacional do Ensino Médio (CNEM) foi criado com o intuito de preparar os estudantes secundaristas para a participação em vestibulares. A competição é inspirada no ENEM, cuja formatação foi reproduzida na íntegra, para que os alunos se acostumassem com as condições que envolvem a prova. A inclusão de prêmio para os campeões foi promovida para incentivar os participantes a se dedicarem mais e buscarem o primeiro lugar.

Um dos idealizadores do CNEM, Thiago Gomes, avalia que o clima de competição criado nos estudantes faz com que eles se empenhem mais para atingir o melhor resultado possível.

Criamos o CNEM para preparar os estudantes para as provas que vão enfrentar ao término do Ensino Médio. Inserimos o prêmio para que o participante não se contente somente em ir bem, mas que ele busque ser o melhor de todos. Esse incentivo para que façam um esforço a mais nos estudos diários, pode ser o diferencial para que conquistem seus objetivos quando forem submetidos a esses exames – afirma.

Nesta primeira edição, o CNEM foi realizado exclusivamente em Goiânia, mas contou com a participação de estudantes de cerca de 10 cidades do estado e mais de 20 colégios envolvidos. A intenção dos organizadores é de estender a prova a outros estados nas próximas edições, e atingir todo o país em alguns anos. 

(Foto: Reprodução)

Veja Também