Produção industrial goiana volta a crescer e alcança a segunda maior variação do país

A produção goiana teve alta de 6,2%, quando comparada com outubro do ano passado, sétimo crescimento de 2022

Postado em: 09-12-2022 às 10h40
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Produção industrial goiana volta a crescer e alcança a segunda maior variação do país
A produção goiana teve alta de 6,2%, quando comparada com outubro do ano passado, sétimo crescimento de 2022 | Foto: Reprodução

A produção industrial goiana em outubro cresceu 3% frente a setembro de 2022, segunda maior variação do país, atrás apenas do Pará (5,2%). Quando comparada com outubro do ano passado, a produção goiana teve alta de 6,2%, sétimo crescimento de 2022. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), feita pelo IBGE.

Na análise da produção nacional, também houve leve alta em relação a setembro do ano corrente, com variação de 0,3%. Porém, na comparação com outubro do ano anterior, a produção industrial subiu 1,7%.

A alta da produção industrial goiana foi puxada pela fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, que subiu 14,2% em outubro. A produção de álcool etílico (etanol) foi o produto que mais contribui para o crescimento da produção da atividade. Também se destaca a fabricação de produtos alimentícios, com variação positiva de 12,4%, quarta alta consecutiva.

Continua após a publicidade

As produções de açúcar cristal, leite esterilizado, leite condensado e extrato, purês e polpas de tomate contribuíram para o aumento da produção. Completam as altas a atividade de Fabricação de produtos de minerais não metálicos (5,4%).

Leia também: IBGE projeta safra recorde de 293,6 milhões de toneladas para 2023

Queda na indústria de veículos automotores e produtos químicos

Entre as atividades que apresentaram queda no mês, destacam-se a Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com variação negativa de -24,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Apesar das quedas seguidas, a atividade, que já chegou a subir 258,2% em janeiro, mantém-se positiva no acumulado do ano e no acumulado de 12 meses, com variação de 1,8% e 10,3%, respectivamente.

Outra seção com queda notável foi a Fabricação de outros produtos químicos, que caiu 10,5% no mês de outubro. A atividade apresentou sua nona queda no ano, acumulando -16,6% em 2022 e -11,4% nos últimos 12 meses.

Veja Também