Medidas evitam que motorista perca CNH

Motorista profissional tem a opção de realizar curso de reciclagem preventiva antes de atingir a quantidade máxima de pontos na carteira de habilitação

Postado em: 01-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Medidas evitam que motorista perca CNH
Motorista profissional tem a opção de realizar curso de reciclagem preventiva antes de atingir a quantidade máxima de pontos na carteira de habilitação

Guilherme Araujo*

Com o objetivo de lançar mais uma etapa do programa Goiás Sinalizado e divulgar uma série de ações de impacto imediato na vida do condutor goiano, foi anunciado ontem pacote de medidas de reciclagem preventiva. A mudança permite que motoristas profissionais, nas categorias C, D e E, possam evitar a perda do direito de dirigir.

Continua após a publicidade

Ao atingir de 14 a 19 pontos o motorista pode optar por realizar um curso de reciclagem preventiva. Ao concluir o curso, a pontuação é retirada, evitando a suspensão do direito de dirigir. 

Neste caso, as penalidades registradas até então seriam retiradas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), livrando, deste modo, o motorista da suspensão do direito de conduzir. O benefício pode ser utilizado uma vez a cada 12 meses. Atualmente, após completar 20 pontos na CNH, o condutor tem o documento suspenso por, no mínimo, seis meses.

Durante a cerimônia, o governador Marconi Perillo, acompanhado de autoridades do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), assinou ainda ordem de serviço do Detran-GO que credencia empresas para parcelar, por meio de cartões de crédito e débito, multas e demais tributos vinculados aos veículos já registrados no Estado, responsável por tornar passível de liberação a situação financeira do veículo em questão. 

Programas

Conhecidas pelo alto número de acidentes, as estradas goianas são um dos pontos de maior relevância no que diz respeito a medidas preventivas quanto a acidentes. Pensando nisso, e a fim de beneficiar 65 novos municípios, foram entregues ainda três caminhões de pintura usados para intensificar trabalhos voltados para a sinalização nas estradas. 

O governador anunciou na mesma cerimônia a criação de uma nova etapa para o programa Goiás Sinalizado. O intuito é garantir, tal qual a essência do projeto implantado em 2016, maior segurança para os condutores que passarem pelas estradas do Estado.

(Guilherme Araujo é estagiário do jornal O Hoje). 

Veja Também