Setor de serviços goiano sofre queda pela terceira vez seguida

A atividade que mais obteve crescimento foi a de Transportes, que subiu 26,1% no mês

Postado em: 13-12-2022 às 10h50
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Setor de serviços goiano sofre queda pela terceira vez seguida</strong>
A atividade que mais obteve crescimento foi a de Transportes, que subiu 26,1% no mês | Foto: Tânea Rego

O volume de serviços goianos apresentou nova queda em outubro, com variação de -1,2% na comparação com o mês anterior, sendo a terceira queda seguida. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

No entanto, se comparado ao mesmo período do ano passado, a variação cresceu 8,2% e atingiu o 21º mês consecutivo de alta. Com isso, o setor de serviços goiano apresenta alta de 9,0% no acumulado do ano e 8,7% no acumulado dos últimos 12 meses.

Leia também: Produção industrial goiana volta a crescer e alcança a segunda maior variação do país

Continua após a publicidade

Média nacional

A média em Goiás foi o dobro do que registrado nacionalmente. No Brasil, o volume de serviços caiu 0,6% na passagem de setembro para outubro, o que interrompeu uma sequência de cinco resultados positivos seguidos, quando acumulou ganho de 4,5%. Dessa maneira, o setor se encontra 10,5% acima do nível pré-pandemia e 0,6% abaixo do patamar mais elevado da série histórica iniciada em 2011, alcançado em setembro de 2022.

Serviços de transportes continuam em alta

O crescimento de 8,2% frente a outubro de 2021 foi puxado pelo crescimento de quatro das cinco atividades pesquisadas. A atividade que mais obteve crescimento nessa base de comparação foi a de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que subiu 26,1% no mês, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, sendo o 20º aumento seguido. Assim, o setor acumula variação de 25,6% no ano de 2022 e de 23,9% em 12 meses.

Veja Também