Aparecida de Goiânia confirma primeira morte pela sublinhagem da Ômicron BQ 1.1

Paciente é um homem, de 38 anos, hipertenso, que não estava com o esquema vacinal completo

Postado em: 13-12-2022 às 11h44
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia confirma primeira morte pela sublinhagem da Ômicron BQ 1.1
Paciente é um homem, de 38 anos, hipertenso, que não estava com o esquema vacinal completo | Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) confirmou, nesta segunda-feira (13), a primeira morte pela sublinhagem BQ 1.1 da variante Ômicron do vírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19.

A confirmação foi possível graças ao Programa Municipal de Sequenciamento Genômico, que analisa a informação genética de amostras positivas de RT-PCR coletadas na cidade. Até o momento, já foram realizados 2.968 sequenciamentos.

Dados da Vigilância Genômica do município apontam que 99,7% das amostras analisadas neste ano eram Ômicron. Além disso, também foram identificadas 30 sublinhagens dessa variante, que tem chamado a atenção de autoridades em todo o país por estar relacionada ao aumento recente de casos de Covid-19.

Continua após a publicidade

Segundo o com o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, no mundo foram identificadas mais de 300 sublinhagens da Ômicron e, em Aparecida, 30. Apesar disso, a rede municipal não sofreu impactos com a presença da variante.

Confirmação

A primeira morte é de um homem, de 38 anos, hipertenso, com esquema vacinal incompleto. A notificação da morte foi feita ao sistema de saúde no último dia 23 de novembro. O paciente estava em casa e foi diagnosticado com a covid-19. “Iniciamos a investigação de imediato e o material coletado no paciente foi encaminhado para análise genética, que confirmou a BQ 1.1”, informa a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.

Veja Também