Goiás deve receber grande volume de chuvas até o final da semana

Além da Grande Goiânia, as regiões que mais devem ser afetadas são a parte Sudoeste e Norte do estado

Postado em: 14-12-2022 às 08h15
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Goiás deve receber grande volume de chuvas até o final da semana</strong>
Além da Grande Goiânia, as regiões que mais devem ser afetadas são a parte Sudoeste e Norte do estado. | Foto: Reprodução

Os goianos já sentiram o tempo mudar desde a segunda quinzena de novembro, e agora uma nova frente fria deve trazer chuva para a maior parte do Estado. De acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiás recebe nesta semana uma frente fria com pancadas de chuva. 

O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que a frente fria está avançando pela região Sudeste e está formando um corredor de umidade. “Até o final de semana a expectativa é de que as chuvas começam a ser constantes. Isso é provocado por uma zona de convergência que faz com que chova vários dias em uma mesma região”, explica.

A chegada de uma frente fria pode provocar chuvas ao longo desta semana em municípios da região Centro-Norte de Goiás, informou o Cimehgo. O órgão destaca que as chuvas já superaram o esperado para o mês de dezembro e emite alerta de risco potencial de tempestades nas demais regiões.

Continua após a publicidade

Questionado sobre os volumes de chuvas para o mês de dezembro, o gerente do Cimehgo afirma que elas já superaram o esperado. “Em especial da região Centro-Norte do Estado, na região Sudoeste ainda está fraca. Esse é o famoso fenômeno La Ninã, que provoca chuvas irregulares em alguns pontos de Goiás e tempestades em outras cidades”, afirma.

André explica que neste último final de semana, as chuvas em Goiânia, por exemplo, alcançaram cerca de 80mm em muitas localidades. “Isso é muita chuva por pouco tempo. Elas estão vindo de maneira irregular em formato de tempestade, e esses são aqueles chuvões que causam alagamentos e muitos transtornos. Então, com certeza, até o final desse mês vamos ultrapassar a climatologia”, completa André.

Até domingo (18), as temperaturas ficam mais amenas, devido ao tempo mais encoberto. Não há previsão de frio intenso, em algumas cidades do interior, as máximas variam de 25 a 27°C, na capital a máxima prevista para a tarde de terça-feira é de 26°C.

Região Centro-Oeste 

Na última terça (13), o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para diferentes partes do território nacional, com foco no Centro-Oeste e no Sul do País. Os maiores acumulados de chuva devem ser registrados em Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, com acumulado de até 80 mm. As capitais com mais precipitação devem ser Goiânia e Cuiabá, a partir desta quarta-feira (14). 

Além da Grande Goiânia, as regiões que mais devem ser afetadas são a parte Sudoeste e Norte do estado. “A chegada da frente fria dará continuidade às instabilidades, e pode ocorrer tempestades mais fortes localmente. As chuvas fortes estão ocorrendo de forma pontual”, explica a coordenadora do Inmet, Elizabete Alves Ferreira.

Segundo ela, fica difícil prever os locais exatos das tempestades justamente pelas chuvas estarem caindo de maneira pontual. Por conta disso, o Inmet libera um aviso geral para a região. Nos pontos em que houver instabilidade, ou seja, umidade e calor, podem ocorrer pancadas de chuva.

O alerta de tempestade vai até o próximo domingo, mas é difícil dizer em qual dia será o “pico” dos temporais em Goiás. “Em uma atmosfera instável pode ocorrer pancada intensa de 50 mm em uma hora, o que já é um transtorno muito intenso nas cidades”, complementa Elizabete.

Veja Também