Fim do mês concentrou maior volume de chuva

Nos últimos sete dias choveu 155,8 milímetros, mais de dois terços do esperado para todo o mês de fevereiro

Postado em: 03-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fim do mês concentrou maior volume de chuva
Nos últimos sete dias choveu 155,8 milímetros, mais de dois terços do esperado para todo o mês de fevereiro

Gabriel Araújo*


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (INMET), o mês de fevereiro registrou 250 milímetros de chuva, 5% a mais de no mesmo período do ano passado. As chuvas se concentraram nos sete últimos dias do mês, quando choveu mais de dois terços do esperado para todo o período.

Continua após a publicidade

Nos primeiros 21 dias de fevereiro haviam chovido apenas 94,2 milímetros, volume que estava 56% abaixo da média para o mês. Segundo o INMET, somente no dia 22, a Capital recebeu 68 milímetros de chuva em uma tempestade que durou cerca de seis horas, esse volume representa quase 32% do volume esperado em todo o mês.

O INMET ainda informou que as tempestades na região da Grande Goiânia estão mais fortes este ano. Nos dois primeiros meses de 2018 as chuvas ficaram concentradas em períodos curtos. Janeiro, por exemplo, registrou o menor volume de chuva nos últimos cinco anos, porém concentrou o segundo maior volume de água em um só dia, 78 milímetros no dia 29, quando caiu 40% do volume de água esperado para o mês em apenas duas horas.

O órgão ainda informou que o número de dias com precipitação diminuiu, mas as tempestades estão mais fortes, fato que se confirmou no mês de fevereiro.


Consequências

Durante a tempestade do dia 22, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) registrou quatro pontos de alagamentos e um acidente causado pela queda de uma árvore, a chuva começou na noite do dia 21 e seguiu até a manhã do dia 22 e deixou carros presos em alagamentos na Marginal Botafogo, na Alameda dos Buritis e no Setor Oeste da Capital.

Segundo a Defesa Civil, uma casa no Setor Jardim Atlântico teve uma parede desabada e foi invadida pela água. Já na Avenida Marechal Rondon, Vila São Luiz, a rua ficou alagada.

A Marginal Botafogo, um das principais vias de entrada e saída do centro de Goiânia, sofreu com desabamentos na área próxima ao viaduto da Avenida Independência, na região do Parque Mutirama. 

A pista no sentido Norte-Sul está parcialmente interditada enquanto a do sentido contrário não ha movimentação de veículos. Segundo a prefeitura da capital, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) estão orientando os motoristas da região.

Como medida de prevenção a Prefeitura de Goiânia proibiu o tráfego de veículos pesados na pista esquerda da Marginal Botafogo. A ação ocorreu após a última liberação da via, que estava parcialmente interditada desde o dia 14 de dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), a via não estava totalmente segura para tráfego durante períodos chuvosos. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também