Pirenópolis recebe metade da chuva do mês em um dia

A previsão para o mês era de 310 mm, porém as chuvas já ultrapassaram 328 mm nesta semana

Postado em: 17-12-2022 às 11h19
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Pirenópolis recebe metade da chuva do mês em um dia
A previsão para o mês era de 310 mm, porém as chuvas já ultrapassaram 328 mm nesta semana | Foto: Reprodução

No município de Pirenópolis, praticamente metade da chuva esperada para cair ao longo de todo o mês de dezembro, caiu nesta semana. Só neste sábado (17), foram acumulados mais de 328 mm, superando a expectativa do mês de 310 mm. 

Em alguns pontos da cidade, como o Rio das Almas transbordou. Em Corumbá, Goiás, cidade vizinha, o nível do rio que dá nome ao município também subiu. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as chuvas na região devem continuar, pelo menos até o próximo domingo (18). 

No centro histórico de Pirenópolis, o leito do Rio das Almas chegou a subir quatro metros. “Ele chegou a extravasar totalmente e invadir casas. Apenas um restaurante, que está em um local irregular, foi alagado.Além de um vazamento de gás neste estabelecimento, não tivemos nenhum outro incidente na zona urbana da cidade”, esclarece o tenente do Corpo de Bombeiros da cidade, Lucas Reis. 

Continua após a publicidade

Devido a grande quantidade de chuva, o tenente destaca que é preciso que a população que mora nos municípios e os visitantes sejam cautelosos. “Agora, não é o momento de visitar cachoeiras, fazer acampamentos e ficar nas proximidades de rios. Os turistas podem aproveitar outros atrativos das cidades. Além disso, é preciso redobrar a atenção com as estradas e fazer um deslocamento cauteloso”. 

O gerente do Cimehgo, André Amorim, também conta que as chuvas intensas  nas duas cidades devem continuar, pelo menos até o próximo domingo. “Em Pirenópolis e Corumbá devem continuar, pelo menos até o próximo domingo. “Em Pirenópolis, já tivemos 269 mm. Devemos ultrapassar o esperado para o mês”, diz. No estado, as precipitações também irão continuar até o fim de 2022, se intensificando na última semana do ano. “Temos uma frente fria subindo da região Sudeste, o que fortalece o corredor de umidade que está avançando no estado”.

Veja Também