Aumenta o número de vigilantes

As aulas começam hoje e só devem ser concluídas até o próximo dia 6, o cronograma garante que os estudantes concluam 214 horas-aula e aulas que vão de segunda a sexta, das 8h às 19 horas

Postado em: 06-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aumenta o número de vigilantes
As aulas começam hoje e só devem ser concluídas até o próximo dia 6, o cronograma garante que os estudantes concluam 214 horas-aula e aulas que vão de segunda a sexta, das 8h às 19 horas

Uma nova turma de 444 candidatos à função de Vigilantes Penitenciários Temporários (VPT) foi formada e começou o treinamento ontem (05). Eles participarão de um curso que deve durar um mês e depois serão transferidos para quatro cidades do Estado.

As aulas começam hoje e só devem ser concluídas até o próximo dia 6, o cronograma garante que os estudantes concluam 214 horas-aula e aulas que vão de segunda a sexta, das 8h às 19 horas. Os que concluírem o curso trabalharão nas cidades de Goiânia, Goianésia, Palmeiras de Goiás e Cidade de Goiás.

Continua após a publicidade

Esta é a segunda medida em menos de um mês que visa levar novos vigilantes para as unidades prisionais do Estado. No último dia 20 cerca de 800 novos Vigilantes Penitenciários Temporários chegaram aos presídios do Estado para a realização de estágio supervisionado após a conclusão do curso de formação. Para o diretor-geral do órgão, coronel Edson Costa, as medidas visam melhorar a segurança nas unidades prisionais. “É uma das medidas que o Estado está concretizando para reforçar a segurança e para que tenhamos mais garantias no controle da população carcerária”, afirmou.

Os novos vigilantes devem concluir os módulos I e II que, juntos, somam cerca de 215 horas-aulas antes de irem para a última fase, que é o estágio supervisionado. Eles são a primeira ação que visa diminuir o déficit de profissionais no sistema carcerário.

O Estado conta com um agente penitenciário para cada 12 presos (nesta conta foram incluídos os contratos temporários de vigilantes penitenciários). Os dados indicam que o sistema prisional tem 2.615 agentes que trabalham com a segurança nos presídios e 21.700 detentos do poder judiciário de Goiás.

O Estado de Goiás gastou, somente em janeiro deste ano, cerca de R$ 20 milhões com o pagamento de funcionários responsáveis pelo sistema de unidades prisionais estaduais.

Presos

De acordo com informações que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apontou, em pesquisa, são disponibilizadas 9.409 vagas nas 156 unidades prisionais do estado, mas mais de 21 mil presos estão no sistema prisional.

De acordo com dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) divulgados em dezembro do ano passado, o Brasil conta com 726.712 mil presos, cerca de 40% são presos provisórios. O relatório, apresentado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça coloca o sistema prisional brasileiro com 368.049 vagas, ou seja, cerca de dois presos por vaga. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também