Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Devido aos reparos, Marginal Botafogo tem velocidade reduzida

A via está parcialmente interditada desde o último dia 21 e passa por reparos emergenciais. Estudos estão sendo realizados para uma obra de reestruturação. A velocidade agora é de 30 km/h

Postado em: 06-03-2018 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Devido aos reparos, Marginal Botafogo tem velocidade reduzida
A via está parcialmente interditada desde o último dia 21 e passa por reparos emergenciais. Estudos estão sendo realizados para uma obra de reestruturação. A velocidade agora é de 30 km/h

Gabriel Araújo*

Desde ontem (05) a velocidade máxima permitida na Marginal Botafogo é de 60 km/h, nos trechos que passam por obras de reparo, a velocidade passa a ser de 30 km/h. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), o tráfego de veículos pela faixa da esquerda, em ambos os sentidos, será proibido a partir desta quarta-feira (7).

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Goiânia proibiu o tráfego de veículos pesados na pista esquerda da Marginal Botafogo. De acordo com a SMT, os motoristas que não respeitassem a mudança seriam punidos com multa e infração grave. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) afirmou que a via não está totalmente segura para tráfego já que a estrutura pode apresentar problemas, principalmente em período chuvoso.

Interdição

Durante a chuva da madrugada do último dia 22 o asfalto da Marginal Botafogo, um das principais vias de entrada e saída do centro de Goiânia, cedeu na área próxima ao viaduto da Avenida Independência, na região do Parque Mutirama. 

A pista no sentido Norte-Sul está parcialmente interditada enquanto a do sentido contrário não ha movimentação de veículos.

Apenas uma semana antes, a Marginal havia sido parcialmente interditada após um trecho da via, no sentido Norte-Sul, desabar devido a infiltrações causadas por um vazamento de uma adutora da rede de esgoto da Companhia Saneamento de Goiás S.A (Saneago).

Revitalização

A Prefeitura de Goiânia prevê que uma obra de revitalização da Marginal Botafogo, que conta com 14 km de extensão e quase 30 anos. A obra deve durar dois anos e custar R$ 35 milhões. Após as constantes interdições o Paço autorizou a contratação de uma empresa para a realização de uma avaliação técnica de todo o percurso da via.

O prefeito Iris Rezende (MDB) afirmou que está buscando recursos para revitalizar toda a via. “Sabemos da importância da Marginal para os goianienses, ninguém mais do que eu quer vê-la toda reestruturada”, afirmou. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), os recursos devem vim do Ministério da Integração Nacional.

Ainda segundo o órgão, os trâmites burocráticos estão adiantados e nos últimos meses foi providenciado o Termo de Referência, uma das mais demoradas etapas do processo de licitação da obra.

Último ano

No ano de 2017, a Marginal Botafogo foi interditada três vezes. A primeira ocorreu no mês de maio, quando uma paralisação parcial foi realizada para que reparos fossem feitos pela Seinfra em um trecho logo após o viaduto da Avenida Universitária.

No início de julho, o fluxo na via foi completamente interrompido por 30 dias para que obras de reestruturação em dois trechos da pista. Já em dezembro, três trechos da Marginal desabaram após fortes chuvas. Os dois sentidos da via foram bloqueados para obras de reparos, trechos entre a Rua 67-A e a Avenida Araguaia, a cerca de cem metros à frente, em direção ao Setor Pedro Ludovico, há uma segunda cratera e, no lado oposto da via, um terceiro ponto começou a ceder. 

Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian. 

Veja Também