Hospital de Goiânia realiza mais duas capacitações de múltiplos órgãos e tecidos

Na mais recente, foi possível captar fígado, rim e córneas, destinados para o Acre, Rio de janeiro e Goiás, graças ao consentimento da família da paciente de 51 anos que sofreu um acidente vascular

Postado em: 07-03-2018 às 09h20
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Hospital de Goiânia realiza mais duas capacitações de múltiplos órgãos e tecidos
Na mais recente, foi possível captar fígado, rim e córneas, destinados para o Acre, Rio de janeiro e Goiás, graças ao consentimento da família da paciente de 51 anos que sofreu um acidente vascular

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio  Lage de Siqueira (Hugol) realizou mais duas captações de órgãos e tecidos durante o mês de fevereiro e início de março. Na mais recente, foi possível captar fígado, rim e córneas, destinados para o Acre, Rio de janeiro e Goiás, graças ao consentimento da família da paciente de 51 anos que sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVCH).

Na outra doação, foram captados coração, fígado, pâncreas e rins de um paciente do sexo masculino, jovem de 18 anos que sofreu morte encefálica após ser vítima de violência por arma de fogo. Os órgãos foram destinados para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás e para o Distrito Federal.

Continua após a publicidade

De acordo com a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (Opo-Hugol), Katiuscia Freitas, “foi um processo envolvendo dezenas de profissionais, contribuindo para que o desejo da família de salvar vidas fosse realizado. Contamos com o apoio do SAMU para o transporte do coração até o aeroporto, onde a Força Aérea Brasileira os aguardava. Os bombeiros realizaram o transporte da equipe do fígado por meio do helicóptero para que fosse possível que embarcassem em tempo hábil, e a empresa aérea Azul também foi solidária ao atrasar o voo aguardando a chegada do órgão”. 

Estatísticas

Nos primeiros 30 meses de funcionamento da unidade, de julho de 2015 a dezembro de 2017, 207 órgãos e tecidos foram doados, em histórias que misturam a dor da perda para uma família e a alegria do recomeço para outras. Dr. Hélio Ponciano Trevenzol, Diretor Geral do HUGOL, ressaltou o compromisso do hospital em salvar vidas por meio da parceria efetiva com a Central de Transplantes, que tem sido ampliada.

“Mesmo com equipamentos modernos, estrutura de grande porte e profissionais capacitados, alguns pacientes não conseguem se recuperar e fatalmente vão a óbito. É nessa hora que surge a segunda chance de salvar vidas: com a autorização das famílias dos pacientes desses casos irreversíveis, é possível captar órgãos e tecidos e transplantá-los em outras pessoas que esperam ansiosas por mais uma oportunidade de viver”, explica o médico. 

(Foto: Divulgação Hugol)

Veja Também