Prefeitura de Goiânia irá instalar armadilhas para mosquito Aedes aegypti

Ao todo, 3 mil equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da capital

Postado em: 04-01-2023 às 18h28
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia irá instalar armadilhas para mosquito Aedes aegypti
Ao todo, 3 mil equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da capital | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia irá instalar armadilhas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como Dengue e Chikungunya. Ao todo, 3 mil equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da capital, como nas regiões de maior risco de contaminação.

A ação tem como objetivo evitar que o número de doentes e mortes por Dengue em Goiânia aumente em 2023. O equipamento atrai e captura fêmeas que transmitem as doenças, além de atuar em um raio de 400 metros.

Leia também: Prefeitura de Goiânia abre inscrições para edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura 2023

Continua após a publicidade

Após ser capturado, o inseto é exposto a um inseticida que elimina os ovos e contém um veneno que fica na pata do mosquito fazendo com que outros criadouros visitados não consigam procriar.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, em entrevista à rádio CBN, explicou que a efetividade desta ação é de 70 a 80% do controle vetorial onde as armadilhas são instaladas.

Leia também: Saúde recomenda dose de reforço contra a covid a partir dos 5 anos

De acordo com Secretaria de Saúde, equipes estão passando por treinamento, para a instalação dos equipamentos. Em 2022, a capital goiana teve 53 mil registros de casos de dengue e 44 mortes. A cidade ficou atrás apenas de Brasília, que registrou 67 mil casos da doença.

Veja Também