Procura por academias aumenta até 30% no início do ano

Projeto verão requer cuidados para não exagerar nos exercícios e busca por alimentação saudável

Postado em: 05-01-2023 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Procura por academias aumenta até 30% no início do ano
Projeto verão requer cuidados para não exagerar nos exercícios e busca por alimentação saudável. | Foto: Reprodução

Todo início de ano é a mesma coisa: começamos a relembrar as promessas que fizemos no ano anterior, avaliar o que foi cumprido ou não e criamos uma lista de coisas a se fazer. O problema é que nem sempre 365 dias parecem ser suficientes para colocar em prática tudo o que foi planejado. Entre todas as promessas feitas em janeiro, voltar para a academia, iniciar uma atividade física e emagrecer são algumas das mais tradicionais.

Esse start anual também é período de lucro para academias. Depois dos dias de festa e exageros gastronômicos do fim de ano, o principal motivo por essa busca é a vontade de perder uns ‘quilinhos’ para manter o corpo em boa forma, além de estar com a saúde em dia. Nessa busca em aderir à prática de exercícios físicos, a procura aumenta cerca de 30% na quantidade de pessoas que passam a frequentar academias, é o que afirmam os donos de academia ouvidos pela reportagem. 

Sócio proprietário da 3 Fit Academia, Ayran Terra explica que muitas pessoas buscam melhorar a estética e ter um bom condicionamento físico proporcionado pelas academias. “Há um aumento extensivo de pessoas procurando academias, principalmente no início do ano, porque é uma data simbólica, em que as pessoas fazem planos de ano novo e vida nova e mudanças de hábitos”, afirma.

Continua após a publicidade

A academia conta com 840 alunos matriculados, desse total, cerca de 15% a 30% dos alunos formalizaram matrícula neste começo do ano. “A procura é grande no começo do ano e a partir daí, cada aluno vai se adaptando à rotina e continuam na academia. Tenho alunos que estão conosco desde o início da academia, há pouco mais de 1 ano e meio”, ressalta Ayran. Além de atividades de musculação, a academia possui treinamento funcional, spinning, alunas de dança e demais atividades.

Na academia Espaço Fitness, no Buritis, na região Oeste da capital, a alta chega a 30% a 40% em comparação à média de matrículas ao longo do ano, estima o proprietário, Cássio Mendes. “Janeiro é o melhor mês no nosso ramo. Temos uma conduta comercial de vender o plano de 12 meses, mas a vida útil do aluno é em torno de nove, dez meses”, ressalta.

Metas devem ser definidas

O abandono da atividade física não costuma ser repentino, segundo os especialistas do setor. Ele começa pouco a pouco, quando o aluno deixa de ir todos os dias em que costumava, até que não aparece mais. De acordo com a professora de educação física e personal trainer, Grazzi Almeida, essa busca pela academia realmente acontece, porém não são todas as pessoas que cumprem a meta de permanecer na prática de atividades físicas. 

“Geralmente as pessoas procuram a academia em janeiro para melhorar a forma física para uma data específica, como o carnaval por exemplo. Na maioria das vezes muitos percebem que o resultado que querem não vem de forma rápida, e acabam desistindo”, comenta a personal trainer.

A aposentada Célia Medeiros, 55 anos, diz que é sempre bom procurar manter o corpo em forma. “Procurei a academia porque gostaria de perder peso e fazer alguma atividade física. No começo é um pouco puxado, mas depois se torna prazeroso. Hoje vejo que não compensa deixar de lado a prática de exercícios, pois meu bem-estar triplicou”, diz. 

A advogada Priscila Marra, 26, também procurou os aparelhos de academia para conciliar com a corrida de rua, após ficar mais de 2 anos afastada devido a pandemia. “A musculação é importante no trabalho da musculatura e evitar lesões, assim como, contribui para o desempenho e resistência na corrida. Eu vejo que até minha saúde mental melhorou, pois ocupo meu tempo com essa atividade que adoro”, aponta.

Hábito e conduta 

Só que para ter um bom resultado, e cumprir com a meta, é necessário o acompanhamento de um educador físico. “É importante a gente impor metas e cumprir. Então não procurem academia só para ir pro carnaval ou porque vão viajar e precisam estar com o corpo em dia. O correto é praticar atividade física, se alimentar bem, beber muita água e não desistir no primeiro obstáculo”, orienta Grazzi Almeida.

“Quanto mais dias a pessoa for à academia, mais facilmente ela vai habituar o corpo. Se a pessoa tem uma frequência de algumas semanas, ela vai chegar num ponto em que o corpo pede pelo exercício. Esse é o ponto que as pessoas devem buscar. Daí em diante dificilmente se terá vontade de parar, além de conquistar um resultado satisfatório naquilo que se busca”, finaliza a personal.

Pessoas que querem emagrecer ficam constantemente “de olho” na balança e fazendo dietas restritivas, “da moda”, mas sem qualidade. Entretanto, a partir do momento que alcançam os resultados desejados, voltam a se alimentar da mesma forma que antes, retornando assim ao peso anterior, o que acarreta desestímulo e perda de foco.

“O que as pessoas não entendem é que um projeto de emagrecimento precisa ser a médio e longo prazo e não com dietas, mas, sim, com reeducação alimentar. Para emagrecer de forma efetiva é necessário aliar atividade física com alimentação, mas de forma inteligente, com orientações de profissionais capacitados”, enaltece Ayran.

Manter-se constante na atividade física é questão de criar hábitos, reforça Terra. “A pessoa precisa ter um objetivo a atingir. Com isso e estabelecendo um tempo para atingir essa meta, acaba que a atividade vira uma rotina”, pontua. Ele reafirma que resultados levam tempo. “Conciliando treino e uma dieta balanceada, a pessoa consegue resultados bem legais, sim, é só manter o foco”, finaliza o educador físico.

Veja Também