No Janeiro Branco, Governo alerta sobre cuidados com a saúde mental

Movimento faz alusão às consequências da pandemia da Covid-19, que trouxe à tona agravos mentais entre muitas pessoas, surpreendidas com as incertezas e perdas causadas pelo vírus

Postado em: 08-01-2023 às 12h10
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: No Janeiro Branco, Governo alerta sobre cuidados com a saúde mental
Movimento faz alusão às consequências da pandemia da Covid-19, que trouxe à tona agravos mentais entre muitas pessoas, surpreendidas com as incertezas e perdas causadas pelo vírus. | Foto: iStock

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), alerta a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental durante o Janeiro Branco. Em 2023, o movimento tem como tema A Vida Pede Equilíbrio e faz alusão às consequências da pandemia da Covid-19, que trouxe à tona agravos mentais entre muitas pessoas, surpreendidas com as incertezas e perdas causadas pelo vírus. “Enfatizaremos estratégias de autocuidado e promoção do bem-estar, sobretudo após um período doloroso e traumático”, explica a gerente de Saúde Mental da SES-GO, Helisiane Figueiredo. 

De acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25%, principalmente entre mulheres e jovens na faixa dos 20 aos 24 anos de idade. “A informação é fundamental para combater o estigma e o preconceito que equivocadamente impedem a busca da assistência qualificada em saúde mental”, alerta a gerente.

Em Goiás, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) é composta por 94 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 3 Unidades de Acolhimento Infanto Juvenil (Uais), 4 Unidades de Acolhimento Adulto (UAA), 28 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (e-MAESM), 21 Serviços Residencial Terapêutico (SRT), 715 leitos especializados em psiquiatria, 38 leitos de saúde mental em Hospital Geral e 37 leitos dia. 

Continua após a publicidade

Após habilitação pelo Ministério da Saúde, o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) – Prof. Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, se tornou um complexo de referência estadual em saúde mental. A unidade agora abriga um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD IV), a quarta unidade habilitada no país, e quatro Unidades de Acolhimento Adulto (UAA), duas femininas e duas masculinas. O repasse mensal do governo federal será de R$ 500 mil.

Crianças e adolescentes

Para o atendimento preventivo e curativo em saúde mental para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, seus familiares e responsáveis, a SES-GO dispõe do Centro Estadual de Atenção Psicossocial e Infantojuvenil (Capsi). A unidade possui equipe multiprofissional (médico, psicólogo, neuropsicólogo, enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social e terapeuta ocupacional) que atua na promoção, prevenção terapêutica e pesquisa. De janeiro a outubro de 2022, o Capsi registrou 15.287 atendimentos ambulatoriais e 14.706 terapêuticos (individuais e coletivos).

Proadi

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que implanta a linha de cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS), está sendo desenvolvido no Estado, em parceria com a Sociedade Israelita Albert Einstein. A iniciativa amplia a assistência e qualifica os profissionais da atenção primária para a estratificação dos casos de saúde mental.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 50% das pessoas com transtorno mental grave e mais de 70% com transtorno mental moderado não recebem nenhum tipo de tratamento. “O projeto contribuirá para a qualificação do cuidado a partir do desenvolvimento de competências, melhoria dos processos de trabalho e fortalecimento do papel resolutivo da atenção primária”, explica Helisiane. 

No planejamento estratégico do Governo de Goiás também estão previstas a implantação do Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental de Goianésia, com um Caps AD IV e a abertura de oito leitos de saúde mental no Hospital Estadual de Formosa. 

Veja Também