Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições termina nesta segunda-feira

Caso não seja realizada, o eleitor terá de pagar multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral

Postado em: 09-01-2023 às 09h09
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições termina nesta segunda-feira
Caso não seja realizada, o eleitor terá de pagar multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral | Foto: Reprodução/ Freepik

Encerra nesta segunda-feira (9), o prazo para que eleitores que não justificaram a ausência nas urnas do dia 30 de outubro, apresentem suas justificativas. Após o prazo o eleitor terá de pagar multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Além da multa quem não justificar, ficará sujeito a sanções que envolvem a possibilidade de tirar ou renovar passaporte, obter empréstimos em bancos públicos e renovar matrícula em instituição pública de ensino superior.

Outro é que quem não votar em três turnos seguidos de eleições, não justificar sua ausência e não quitar a multa terá seu título de eleitor cancelado — e ficará sujeito às punições.

Continua após a publicidade

A regra não se aplica a eleitores com voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos) e a pessoas com deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, conforme determina a Resolução TSE.

Onde justificar?

É possível justificar a ausência pelo e-Título, a qualquer momento dentro do prazo estipulado em lei. O aplicativo está disponível para download e pode ser baixado gratuitamente nas plataformas digitais Google Play (Android) e App Store (iOS).

A apresentação da justificativa também pode ser feita pelo Sistema Justifica ou por meio do envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) à zona eleitoral responsável pelo título. Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido.

Vale lembrar que quem está fora do país, tem título no Brasil e não votou tem dois prazos possíveis para apresentar justificativa: até 60 dias após cada turno ou até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil. Outras informações sobre a apresentação de justificativa pelo eleitorado do exterior estão disponíveis no Portal do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, responsável pela Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), que atende o eleitorado brasileiro com domicílio eleitoral fora do Brasil.

Como usar o e-Título

Primeiro, é preciso fazer o download do aplicativo no Google Play ou na App Store. Em seguida, preencher com os dados solicitados — nome completo, data de nascimento, CPF, nomes dos pais.

Assim que tiver preenchido todas as informações, o eleitor deve responder perguntas sobre a cidade onde mora ou morou, bairro e local de votação, para que a identidade seja verificada.

Caso as perguntas sejam respondidas corretamente, a identidade é validada. O próximo passo é clicar, na home do app, em “mais opções”, e em seguida em “justificativa de ausência”.

Na próxima página, é preciso anexar o documento que comprove o motivo da ausência. Feito isso, após selecionar “concluir”, a justificativa é enviada, e um protocolo para acompanhamento é gerado.

Veja Também