Internos e servidores da Vila São Cottolengo serão vacinados

Os demais moradores de Trindade que integram os grupos prioritários serão vacinados durante a Campanha de Vacinação, que vai acontecer em todo o País entre os dias 16 de abril e 25 de maio

Postado em: 20-03-2018 às 11h15
Por: Márcio Souza
Imagem Ilustrando a Notícia: Internos e servidores da Vila São Cottolengo serão vacinados
Os demais moradores de Trindade que integram os grupos prioritários serão vacinados durante a Campanha de Vacinação, que vai acontecer em todo o País entre os dias 16 de abril e 25 de maio

A partir da tarde de segunda-feira (19), os internos e servidores da entidade começaram a ser imunizados contra a Influenza, com a vacina aplicada no ano passado. A imunização prossegue até quinta-feira (22) e deve atingir, ao todo, 1.042 pessoas. Os demais moradores de Trindade que integram os grupos prioritários serão vacinados durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que vai acontecer em todo o País entre os dias 16 de abril e 25 de maio.

A SES-GO, por meio da Gerência de Imunizações e Rede de Frio, optou por usar uma reserva técnica da vacina contra a influenza com o propósito de garantir, a proteção dos pacientes e funcionários da Vila São Bento Cottolengo. Isto porque estudos comprovam que os surtos em instituições fechadas podem durar até seis semanas. Magna Carvalho explica que a imunização só tem efetividade mediante a adoção das outras iniciativas de proteção, já tomadas pela SES-GO, entre as quais o isolamento dos pacientes com sinais característicos da doença, restrição temporária de visitas e medidas de prevenção à infecção hospitalar.

Continua após a publicidade

Joice Dorneles, gerente substituta de Imunizações, informa que mesmo recebendo essa dose em caráter excepcional, os internos e servidores da Vila São Bento Cottolengo devem ser imunizados após 30 dias, com a vacina a ser disponibilizada na campanha deste ano. Ela explica que a vacina contra a influenza é trivalente, ou seja, protege contra Influenza A H1N1, Influenza B e Influenza A H3N2. Apenas a cepa de H1N1 presente na vacina de 2018 não foi alterada, sendo a mesma do ano passado. As demais são diferentes, o que torna fundamental a aplicação da dose com as cepas de 2018 durante a campanha.

Os internos da Vila São Bento Cottolengo foram os primeiros a serem imunizados com a vacina de 2017, nesta segunda. A enfermeira da Gerência de Imunizações e Rede de Frio, Liz Jane, assinala que após a aplicação da dose em todos os pacientes, a vacinação será feita nos servidores. A ação deve ser concluída na quinta-feira, devido à escala de trabalho dos funcionários da instituição. 

Magna Carvalho acentua que o surto está localizado na entidade filantrópica e justamente por isso, não há necessidade de os moradores de Trindade que residem e trabalham fora da vila serem imunizados por enquanto. O grupo prioritário para a Campanha de Vacinação contra a Influenza continua sendo indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, população indígena, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, menores infratores, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e professores. 

Foto: Reprodução 

Veja Também