O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 30 de novembro de 2024
Setor imobiliário

Vendas de imóveis sobem 11,9% no acumulado do ano, aponta indicador Fipe

Os imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida foram responsáveis por 70,2% das novas moradias vendidas no Brasil

Postado em 16 de janeiro de 2023 por Ícaro Gonçalves
Vendas de imóveis sobem 11
Os imóveis do programa Casa Verde Amarela (ou Minha Casa

O número de novos imóveis comercializados no Brasil aumentou 11,9% nos dez primeiros meses de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021. Ao todo, foram vendidas 133.891 unidades de janeiro a outubro deste ano o que corresponde ao melhor desempenho do setor para o período desde a criação da série histórica, em 2014.

Os dados referem-se ao levantamento realizado com 18 empresas associadas à Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Até outubro, as vendas no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) seguiram em ampla expansão e cresceram 81%, com a comercialização de 38.943 unidades. A alta nas vendas de imóveis deste grupo faz com que o MAP já represente 29,8% de todos os imóveis vendidos no Brasil.

Leia também: Preço de imóveis em Goiânia tem segunda maior alta entre capitais

Responsável por 70,2% das moradias vendidas no Brasil, os imóveis do Casa Verde Amarela (ou Minha Casa, Minha Vida) registraram um total de 91.924 moradias comercializadas. Sobre as entregas, até outubro, o setor concedeu 59.749 novos imóveis do CVA, uma alta de 13,3% no período.

Na avaliação do presidente da Abrainc, Luiz França, os números mostram o bom momento do setor e evidenciam um processo de melhora na economia brasileira ao longo do ano, com arrefecimento nos custos de construção e um crescimento na renda das famílias.

Este último dado é resultado da redução no desemprego no Brasil, de janeiro a novembro já foram abertos 2,4 milhões de novos postos de trabalho em todo o país, sendo o setor da construção civil e incorporação imobiliária responsável por 11% destas novas vagas: mais de 270 mil empregos.

“O setor segue com um bom desempenho. A queda no desemprego e o aumento no rendimento das famílias, que já subiu 4% desde o início de 2022, garantiram no período o bom desempenho do mercado imobiliário. As melhorias no Casa Verde Amarela ampliaram o acesso à moradia e contribuem para o combate ao déficit habitacional e a geração de empregos”, pontua o executivo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também