Gibiteca Jorge Braga inaugura Clube de Leitura de Quadrinhos com vagas limitadas

Ação acontecerá de 15 em 15 dias no auditório da Biblioteca Pio Vargas, em Goiânia

Postado em: 25-01-2023 às 08h58
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Gibiteca Jorge Braga inaugura Clube de Leitura de Quadrinhos com vagas limitadas
Ação acontecerá de 15 em 15 dias no auditório da Biblioteca Pio Vargas, em Goiânia | Foto: Secom

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugura na próxima terça-feira (31/1), o Clube de Leitura das Histórias em Quadrinhos, na Gibiteca Jorge Braga, em Goiânia. O evento terá entrada gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever por meio do link.

A primeira sessão comemora o Dia Nacional das HQs, celebrado em 30 de janeiro. O clube se reunirá a cada 15 dias, na segunda e última terça-feira de cada mês. Para cada encontro serão disponibilizadas 16 vagas.

Mediadores

A mediação será feita pela bibliotecária Any Serpa Borges e por Ícaro Malveira. Any é mestranda em Ensino na Educação Básica, com graduação em Biblioteconomia. Também é especialista em Gestão de Arquivos, com pós-graduação em Análise de Dados e Big Data. Já Ícaro é doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Ele atua em pesquisas de zines, publicações experimentais, histórias em quadrinhos, ilustração, livro de artista, ações na cidade, literatura, escrita criativa e gamearte.

Continua após a publicidade

Keyla de Faria, coordenadora da Biblioteca Estadual Pio Vargas e Gibiteca Jorge Braga, destaca que a Secult buscou parceria com profissionais especialistas em HQs para viabilizar o clube de leitura. “As HQs podem ser a porta de entrada para se criar o hábito de ler e, por isso, decidimos instalar o clube para que as pessoas possam se reunir e discutir sobre literatura”.

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Em 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira com o título “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini.

No Brasil, apesar das histórias em quadrinhos surgirem em meados do século XIX, elas se popularizaram com o lançamento de publicações como “A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e “Tico-Tico”.

Leia também: EFG em Artes Basileu França abre vagas para cursos técnicos

Veja Também