Prefeitura de Goiânia convoca 1.972 servidores aprovados em concurso público

Primeira chamada do certame, para atender setores de educação, saúde, assistência social, esportes, infraestrutura e planejamento, supera quantidade inicial

Postado em: 25-01-2023 às 14h55
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia convoca 1.972 servidores aprovados em concurso público
Primeira chamada do certame, para atender setores de educação, saúde, assistência social, esportes, infraestrutura e planejamento, supera quantidade inicial. | Foto: Prefeitura

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou, nesta quarta-feira (25/1), a convocação de servidores aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Goiânia para os setores de educação, saúde, assistência social, esportes, infraestrutura, planejamento e administração.

“Vamos reforçar nosso time de servidores que busca, diariamente, garantir a qualidade nos serviços oferecidos à população”, disse Cruz.

Nesta primeira etapa, foram chamados 1.972 aprovados, número que é superior ao previsto inicialmente, de 1.376 vagas. Os nomes dos convocados devem ser publicados na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (25).

Continua após a publicidade

A área com o maior número de profissionais que serão chamados nesta primeira leva é a saúde. O edital prevê 664 vagas, mas serão convocados 888.

Neste e em outros cargos, portanto, já existe a convocação de aprovados no cadastro de reserva do certame. É o caso do cargo de auxiliar de atividades educativas, que tinha previsão para 200 vagas. Serão chamados, nesta primeira convocação, outros 200, o que totaliza 400 colaboradores.

O secretário de Administração, Denes Pereira, aponta que o grande número de convocados, já no primeiro chamamento do concurso, demonstra a demanda pelos profissionais.

“Ficamos 10 anos sem um concurso de grande porte. Goiânia cresceu em população, número de obras, prédios públicos, e aumentou a necessidade de oferta de serviços. Por isso, a necessidade de repor nosso quadro de servidores”, destaca o titular da Semad.

O secretário pontua que novos chamamentos podem ocorrer dentro do prazo estabelecido de dois anos, passíveis de serem prorrogados por outros dois. “Já em muitos cargos, quase a totalidade do cadastro de reserva será chamado”, explica Denes Pereira.

Organizado pelo Instituto Verbena, antigo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG), o certame contou com 100.535 candidatos a cargos em todos os níveis (fundamental, médio e superior).

As provas foram realizadas em maio e junho do ano passado. O resultado foi homologado no dia 30 de setembro.

Convocação

Dos 888 convocados para o setor de saúde, são 108 Agentes Comunitários de Saúde, 201 Agentes de Combate à Endemias, 137 técnicos, 223 especialistas, 58 auxiliares e 156 médicos.

Para a educação, são 715 novos servidores, 600 para a área administrativa e 115 professores, a maioria pedagogos (100), e das áreas de artes, libras e educação física.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), o quadro será renovado com 259 profissionais, entre eles, 60 assistentes sociais, 60 psicólogos e 133 educadores sociais.

Na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o chamamento será de 58 aprovados para atuar na própria pasta. São 41 engenheiros civis, sete engenheiros elétricos e seis arquitetos, além de outros 19 profissionais destas áreas espalhados por secretarias da Prefeitura de Goiânia.

Na Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), serão chamados 40 profissionais de educação física, analistas de cultura e desporto com atuação em projetos e atividades do órgão.

Na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), serão 10 analistas em obras e urbanismo. Na Secretaria Municipal de Administração (Semad), são dois analistas em obras e urbanismo.

Veja Também