Residentes denunciam larva, carrapato e carne podre em comida do Hospital das Clínicas da UFG

Estudante alega que “muitos” colegas já não comem mais a refeição do local e que passaram a levar comida de casa

Postado em: 28-01-2023 às 11h41
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Residentes denunciam larva, carrapato e carne podre em comida do Hospital das Clínicas da UFG
Estudante alega que “muitos” colegas já não comem mais a refeição do local e que passaram a levar comida de casa | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Estudantes residentes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, denunciaram ter encontrado cabelos, larvas e carrapatos em comida servidas nos restaurantes universitários. A unidade é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que terceiriza a alimentação dos alunos e de pacientes no local. Já a empresa responsável pelo preparo da comida preferiu não se posicionar sobre o assunto.

Uma das residentes, que preferiu não se identificar, relatou ao O Popular que os problemas começaram após a integração da nova empresa terceirizada que produz e fornece as refeições. A mulher conta que a primeira situação aconteceu com ela. “No dia 24 de outubro de 2022, o frango da minha comida estava com um aspecto estragado e com o odor muito forte, aparentando podre”, relata.

Na ocasião, a estudante de pós-graduação fez uma reclamação por meio da ouvidoria e solicitou à nutricionista responsável descartar a refeição, pois iria comer em outro lugar. “Então, uma colega encontrou um cabelo, outro achou um carrapato na salada e outro achou uma larva no peixe. Esses episódios não foram no mesmo dia, foram eventos separados e com pessoas diferentes”, afirma.

Continua após a publicidade

Indignação

De acordo com a estudante, todos os episódios foram relatados, porém as situações não encerraram e motivaram uma manifestação dos residentes na terça-feira (24) para solicitar a troca da empresa responsável pela comida.

Ela destaca que “muitos” colegas já não comem mais a refeição do local e que passaram a levar comida de casa. “Após as reclamações, eles colocaram um QR Code para avaliar a refeição, mas, apesar disso, achamos cedo dizer que melhoraram”, afirmou ao O Popular.

Posicionamento

O Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) compartilhou nas redes sociais uma nota de repúdio referente à denúncia dos estudantes de pós-graduação do Hospital das Clínicas. A entidade afirma que a mesma comida é servida para pacientes, e que a empresa não serve comida de qualidade, mesmo que cobrem o melhor uso do “dinheiro público”.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em nota, o Hospital das Clínicas de Goiás também afirmou que a produção e fornecimento de refeições são realizados pela empresa terceirizada Mais Sabor Gestão em Alimentação Ltda. Também informa que a equipe de nutricionista irá revisar a cadeia de produção das refeições, considerando que as situações são isoladas, mas que estão sendo tratadas como grave.

Veja também: Sindilojas Goiás expõe dificuldade em negociar convenção coletiva com sindicato de trabalhadores

Veja Também