Devoção e fé na semana santa

Semana Santa teve início no último domingo (25). Amanhã está programado para fieis católicos entrarem em jejum

Postado em: 29-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Devoção e fé na semana santa
Semana Santa teve início no último domingo (25). Amanhã está programado para fieis católicos entrarem em jejum

Foto: Danilo Eduardo e Rodolfo Carvalhães

Marcus Vinícius Beck*

Continua após a publicidade

As demonstrações de fé durante a Semana Santa estão em pleno vapor nas principais cidades do Estado de Goiás. Em Goiânia, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora, no Setor Central, as missas tiveram o ponta pé inicial no Domingo de Ramos, no último fim de semana. A data marcou o fim da Quaresma e simbolizou a chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, quando foi devotado pela população antes de ser traído pelos seus apoiadores e acabou sendo crucificado em praça pública.

Os fiéis começaram a Semana Santa com a unção dos ramos no domingo que antecede a páscoa. Após a missa, a tradição é levá-los para a casa, pois o gesto representa que cada um está ligado a Cristo na luta para salvar o mundo. A ação representa as folhas e ramagens que a população de Jerusalém utilizou para cobrir o chão pelo qual Jesus passou durante sua estada na cidade. Os devotos dizem que o caminho até a salvação é difícil, porém esta trajetória leva à ressurreição e a salvação dos pecados. 

Sempre com a preocupação de manter a tradição viva, os católicos seguem algumas particularidades no decorrer da semana, tais como missas e procissões. Nesta época, afirma o padre José Bento de Oliveira, é preciso exaltar e lembrar os minutos finais de Jesus Cristo na Terra, ocasião em que ele foi execrado publicamente pelo Império Romano. “Esse povo recebeu Jesus em Jerusalém com os ramos de Oliveiras e também com os mantos que iam estender ao longo do caminho”, diz. 

Católico de batismo, o estudante universitário Patrick Wallison, 20, afirmou que a Semana Santa é antes de tudo uma data para as pessoas procurarem a reflexão. “A Semana Santa representa a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, afirma. O estudante salientou que as celebrações são o ponto mais alto da fé católica. “São os últimos momentos de Cristo na terra com a Santa Ceia, o Lava Pés, a prisão de Jesus, sua condenação e morte são os pontos mais altos da fé católica que é a ressurreição de Cristo”.

Importância

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, padre Edinisio Pereira, ressaltou a importância da participação dos cristãos nas celebrações da Semana Santa. “A Semana Santa marca esses acontecimentos (morte de Jesus e sua entrada à vida pública de Jerusalém) que nos preparam para a Páscoa e Ressurreição de Jesus, que é a Ressurreição de todos nós”, diz o padre, em entrevista ao Pai Eterno. 

Patrick Wallison, adepto da tradição da Semana Santa, disse que na Sexta-feira da Paixão os fiéis ficam em jejum. Mas não é apenas de carne, e sim de tudo o que dá prazer. “Pode ser qualquer outro alimento”, afirma. Ao fazer essa abstenção, garante o estudante, os católicos crêem que as pessoas ficam mais próximas do que Jesus passou no fim de sua vida. “São Tomaz de Aquino (filósofo italiano da Idade Média) diz que o “jejum foi estabelecido pela igreja para reprimir concupiscênia da carne, cujo objeto são os prazeres sensíveis da mesa e das relações sexuais”, diz. 

Centenas de fiéis devem acompanhar Procissão do Fogaréu  

Cerca de 10 mil pessoas devem acompanhar hoje a procissão do Fogaréu na cidade de Goiás Velho, em Goiás. Festa tradicional, que remonta às raízes do Estado no século XVIII, o ritual representa a perseguição dos soldados romanos a Jesus na antiga cidade de Jerusalém. Os 40 farricocos, personagens centrais da encenação, saem descalços, com vestimentas de seda colorida, inspiradas na Espanha e Portugal dos séculos XVIII. A celebração é feita desde 1745.

Da igreja da Boa Morte, os farricos partiram em direção a Igreja do Rosário. No local, eles encontram uma mesa com pão e vinho, simulando a última ceia de Cristo. Na encenação, os penitentes questionam em que lugar está Jesus, e o hospedeiro responde que Cristo “já se foi”. A procissão, durante o percurso, segue a batida dos surdos, que aceleram o ritmo da caminhada dos farricocos. Em alguns momentos, eles parecem mesmo correr, o que transmite sensação de perseguição real. 

Por fim, os penitentes chegam à Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Monte das Oliveiras. Ali, um coral apresenta músicas barrocas do século XVIII. Um dos faricocos toma o estandarte com imagem de Cristo pintada por Veiga Valle, cujo simbolizo é que Jesus foi capturado. Ainda com as tochas acesas, os farricocos ficam paradas nas escadarias da igreja e acompanham a missa. 

Arte

Incorporando que um cenário que lembra os contos fantásticos do escritor goiano Jorge Veiga e a áurea da poetiza Cora Coralina, a Procissão do Fogaréu é um prato cheio para a população que vai a Goiás Velho passar o período de celebração da Semana Santa. Além disso, a Secretaria de Cultura local disse que a Procissão é um dos eventos que mais fazem a economia do município girar, perdendo apenas para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

QUINTA-FEIRA SANTA  

IGREJA MATRIZ

7h – Ofício Divino – Laudes

19h – Missa da Ceia do Senhor

22h às 0h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

SANTUÁRIO BASÍLICA 

9h – Missa do Crisma

19h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

20h30 – Procissão de Trasladação do Santíssimo Sacramento

à Igreja Matriz

IGREJA DO SANTÍSSIMO REDENTOR 

19h – Missa do Lava-pés (com adoração até as 15h de sexta-feira, 30/3)

CARMELO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 

19h30 – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR (30/03)

RODOVIA DOS ROMEIROS

7h às 12h – Grande Caminhada de Fé (Grupo Desencanto) – Encenando a Vida, Paixão e Morte de Jesus

IGREJA MATRIZ 

7h às 14h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

14h – Via-Sacra

15h – Celebração de Adoração ao Mistério da Santa Cruz

18h – Canto do Perdão

18h30 – Procissão do Senhor Morto (em direção ao Santuário Basílica)

SANTUÁRIO BASÍLICA 

7h – Ofício Divino – Laudes

12h – Pregação das Sete Palavras

15h – Celebração de Adoração ao Mistério da Santa Cruz

19h – Chegada da Procissão e Celebração de Nosso Senhor Jesus Cristo Morto

IGREJA DO SANTÍSSIMO REDENTOR 

15h – Celebração de Adoração ao Mistério da Santa Cruz

CARMELO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 

15h – Celebração de Adoração ao Mistério da Santa Cruz

SÁBADO SANTO 

IGREJA MATRIZ

7h – Celebração das Dores de Maria

19h30 – Vigília Pascal

SANTUÁRIO BASÍLICA

7h – Celebração das Dores de Maria

17h30 – Ofício Divino – Vésperas e Celebração das Alegrias de Maria

20h – Vigília Pascal

IGREJA DO SANTÍSSIMO REDENTOR 

19h – Vigília Pascal

CARMELO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 

20h – Vigília Pascal

DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR (01/04)

IGREJA MATRIZ

6h30 – Missa

8h – Missa

9h30 – Missa

11h – Batizados

18h – Missa

19h30 – Missa

SANTUÁRIO BASÍLICA 

5h45 – Missa

8h – Missa

10h – Missa

10h – Batizados

12h – Missa

15h – Missa

17h30 – Missa

IGREJA DO SANTÍSSIMO REDENTOR 

9h – Missa

CARMELO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

8h – Missa

Fonte: Pai Eterno (Foto: Danilo Eduardo e Rodolfo Carvalhães)

Veja Também