Goiás recebe 250 mil doses da vacina Pfizer baby e pediátrica

Entre as crianças de 5 a 11 anos, 63.11% já receberam uma dose da vacina

Postado em: 01-02-2023 às 08h00
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás recebe 250 mil doses da vacina Pfizer baby e pediátrica
Entre as crianças de 5 a 11 anos, 63.11% já receberam uma dose da vacina. | Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebe nesta quarta-feira (1) 150 mil doses de vacina Pfizer Baby e 100 mil doses de Pfizer Pediátrica. Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.910.925.0 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. 

Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 5.339.757.0 pessoas, e 2.790.850.0 pessoas já receberam a dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 63.11% já receberam uma dose da vacina. Esses dados são preliminares e coletados junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Desde as primeiras confirmações de doença pela Covid-19, a SES-GO divulga boletins diários com atualizações sobre os casos confirmados e óbitos. Os números são dinâmicos e passíveis de mudanças após investigação mais detalhada de cada situação. Os boletins são elaborados a partir dos dados inseridos nos sistemas e-SUS VE e Sivep Gripe, do Ministério da Saúde, pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, conforme endereço de residência informado pelos usuários.

Continua após a publicidade

Os dados podem ser alterados para mais ou para menos conforme investigação das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e atualização das fichas de notificações pelos municípios nos sistemas oficiais. Diante de eventuais inconsistências nos números, estes serão atualizados a partir das correções feitas pelas cidades nos sistemas de notificação.

Casos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há 1.875.419 casos de doenças pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. No Estado, há 902.795 casos suspeitos em investigação e 376.546 casos já foram descartados.

Anvisa recebe pedido de registro para vacina bivalente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu ontem (31) o pedido de registro definitivo da vacina contra a covid-19 Comirnaty bivalente, fabricada pela Pfizer.

O uso do imunizante foi autorizado pela agência de forma emergencial em novembro do ano passado, como dose de reforço para a população acima de 12 anos de idade. A Pfizer chegou a solicitar a ampliação dessa autorização para crianças de 5 a 11 anos e o pedido, segundo a Anvisa, segue em análise.

De acordo com a agência, a vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e também contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, considerada “variante de preocupação no momento”.

“A análise de pedidos de registro de vacinas segue regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, a segurança e a eficácia do produto”, informou.

Veja Também