Terça-feira, 19 de março de 2024

Dez momentos marcantes de Glória Maria

Em suas viagens pelo mundo, a repórter mostrou e experimentou na pele a cultura, a gastronomia e a história dos lugares que passou

Postado em: 02-02-2023 às 12h16
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Dez momentos marcantes de Glória Maria
Em suas viagens pelo mundo, a repórter mostrou e experimentou na pele a cultura, a gastronomia e a história dos lugares que passou | Foto: Reprodução/TV Globo

Durante os seus mais de 50 anos de carreira, a jornalista e apresentadora Glória Maria simplesmente se jogava de cabeça em suas pautas. Ela percorreu o mundo e conheceu histórias, desafios e provou diversos pratos típicos e exóticos de países diferentes, principalmente no programa Globo Repórter.

Nesta quinta-feira (2/2), Glória Maria Matta da Silva faleceu nesta quinta-feira (2/2) aos 73 anos, vítima de um câncer. Estava afastada do Globo Repórter há mais de três meses e o último programa apresentado por ela foi a edição do dia 5 de agosto de 2022.

Veja os 10 momentos mais impressionantes e icônicos vividos em glória pela Glória:

Continua após a publicidade

1. Cuidou de um panda gigante

Foto: Reprodução/TV Globo

Em uma visita para Hong Kong, a jornalista percorreu um parque de 80 mil metros quadrados de vegetação e cuidou de um panda gigante, uma das espécies de urso mais ameaçadas do planeta. O bairro é o mais populoso do mundo e possui prédios de mais de 150 metro de altura.

2. Saltou de torre de 233 metros

Foto: Reprodução/TV Globo

Conhecida como o maior parque de diversões da Ásia, a repórter se aventurou em Macau e salvou de uma torre de 233 metros, equivalente a um prédio 78 andares. O local é considerado o maior bungee jump do mundo e, na reportagem, ela diz que é “essa é a mais radical de todas”.

3. Experimentou a medicina ayurvédica

Foto: Reprodução/TV Globo

Glória Maria foi até o Sri Lanka para mostrar como um sistema de saúde público permanece do mesmo jeito a cinco mil anos no antigo reino do Ceilão.

4. Atravessou parte do Deserto do Saara

Foto: Reprodução/TV Globo

A repórter percorreu ad areias escaldantes do Saara em um animal da mesma família do camelo, que consegue reter água que bebe durante muito tempo. Por isso, ele se torna a melhor condução para a região seca.

5. Participou da oração em uma mesquita no Irã

Foto: Reprodução/TV Globo

Após passar por uma revista rigorosa, Glória Maria entrou no templo em um dia tradicional de oração no Irã.

6. Subiu cerca de 2 mil degraus

Foto: Reprodução/TV Globo

Glória Maria foi até um dos principais cartões postais do Sri Lanka, o tesouro arqueológico chamado Sigiriya, que se tornou patrimônio da humanidade e atrai milhares de pessoas.

7. Aventurou na tirolesa mais alta e veloz da Europa

Foto: Reprodução/TV Globo

No País de Gales, a jornalista se desceu na tirolesa que se estende por 1,5 quilômetro. A tiroleza fica na pedreira de ardósia, a 153 metros de altura e chega a uma velocidade de 160 km/h em uma pedra. “Dá medo. É muito alto, é muito rápido. Olha, esta travessia é assustadora.”, afirmou Glória.

8. Embarcou no trem do bruxo Harry Potter

Foto: Reprodução/TV Globo

Glória Maria embarcou no trem do bruxo mais famoso do mundo. O veículo existe de verdade, desde 1949, e se chama “Jacobite”, mas ficou conhecido como “o expresso de Harry Potter”, após ser usado no filme do bruxo.

9. Entrevistou astros da música internacional

Foto: Reprodução/TV Globo

A apresentadora entrevistou grandes nomes da música internacional, como Madonna, Freddy Mercury, Mick Jagger e Michael Jackson. A mais icônica foi com Michael e também a mais curta.

Na passagem cantor pelo Brasil para a gravação do clipe de “They Don’t Care About Us”, Glória Maria pediu que ele falasse algo para o povo brasileiro. Então o artista responde, ‘I love you, Brazil’ e em seguida, deu um beijo no rosto da apresentadora. Apesar de ser breve a gravação, a repórter disse que eles conversaram por horas. “A gente conversou duas horas sentados no chão e eu ganhei talvez o maior prêmio de toda a minha vida.”, relatou.

10. Fumou cachimbo e andou de montanha-russa

Foto: Reprodução/TV Globo

Esse episódio talvez seja um dos mais icônicos da jornalista: Na Jamaica ela participou de um ritual no qual experimentou “ganja”, uma erva semelhante a maconha, e ainda fez um andou em uma montanha-russa.

Devido as reações de glória durante o percurso, acabou virando meme e chegou a alcançar os trendings topics no Twitter. No Facebook foi criada a página “Glória Maria brisada”. Em entrevista, Gloria comentou a viagem para a Jamaica foi importante para quebrar alguns tabus.

Leia também: Relembre as 7 maiores polêmicas na vida da repórter Gloria Maria

Veja Também