Quinta-feira, 28 de março de 2024

UFG desenvolve teste rápido de hanseníase que será distribuído pelo Ministério da Saúde

Ao todo, serão distribuídos 150 mil testes em todo o país

Postado em: 02-02-2023 às 11h30
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: UFG desenvolve teste rápido de hanseníase que será distribuído pelo Ministério da Saúde
Ao todo, serão distribuídos 150 mil testes em todo o país | Foto: Divulgação/ TV UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu na unidade um teste rápido de hanseníase que será distribuído pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da doença, em todo o país. Ao todo, devem ser distribuídos 150 mil testes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil será o primeiro país do mundo a oferecer os insumos para detecção na rede pública. A testagem é feita após colher uma pequena amostra de sangue do paciente, tirada com uma no dedo. Em caso de suspeita, uma linha vermelha ficará visível no teste.

Vale ressaltar, que a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, que ataca a pele, os nervos e as membranas mucosas. Com o acesso ao diagnóstico precoce, o paciente poderá iniciar o tratamento com mais rapidez, para interromper a transmissão e evitar sequelas.

Continua após a publicidade

Mesmo com os avanços significativos o combate da doença, até os dias de hoje, três milhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem com hanseníase. E em média, 200 mil novos casos são diagnosticados todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também: Justiça determina que município de Goiânia forneça fórmula alimentar à criança cardiopata

Veja Também