Dois médicos para mil habitantes

Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) contabilizou pouco mais de 13 mil profissionaisem Goiás, destes 67% estão na Capital

Postado em: 02-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dois médicos para mil habitantes
Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) contabilizou pouco mais de 13 mil profissionaisem Goiás, destes 67% estão na Capital

Gabriel Araújo*

Continua após a publicidade

A pesquisa “Demografia Médica 2018” aponta que o estado de Goiás possui 13.360 médicos, o estudo é realizado anualmente desde 2010 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a pesquisa, o Estado tem 1,97 profissionais por mil habitantes, o que corresponde a uma taxa menor que a nacional, de 2,18 médicos por mil habitantes.

O estudo ainda aponta que 61,5% dos profissionais do estado possuem alguma especialidade, sendo 38,5% mulheres e 61,5% homens. O principal problema enfrentado na busca de uma melhora no atendimento é a desigualdade na concentração de médicos, Goiânia possui 8.966 profissionais, o que corresponde a 67% dos médicos de Goiás.

Para o estudo, a cirurgia geral concentra a maioria dos especialistas do Estado, são 1.124, seguida pela clínica médica, com 1.056, ginecologia e obstetrícia, com 971, pediatria 947, e anestesiologia 751. As especialidades com menor número de especialistas são genética médica, com 6, cirurgia de mão, com 12, medicina esportiva, que possui 16 profissionais, cirurgia torácica tem 17, radioterapia tem 18 e cirurgia de cabeça e pescoço e medicina nuclear, com 23.

Déficit de vagas

Os hospitais de Goiás não sofrem com falta de residentes médicos, para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as vagas ofertadas só ficam abertas se um profissional deixar o programa. Terminou nesta quarta-feira (28) as inscrições para os programas de residência médica geridas pelo Estado.

De acordo com a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da SES/GO, Rafaela Julia Batista Veronese, os hospitais estaduais ofertam todas as vagas definidas pelo Ministério da Educação (MEC). “Nós temos três situações, as vagas aprovadas pelo MEC que estão ocupadas, as que não estão ocupadas e a vagas remanescentes de desistências. Todas as vagas autorizadas pelo Governo Federal são ofertas, são 152 vagas anuais e 308 residentes ativos nos sete hospitais geridos pelo Estado”, afirmou. 

O Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) confirmou os números informados pelo Governo estadual e afirmou ser de responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás (Ceren-Goiás) fiscalizar os programas de residências médicas do Estado. A redação do O Hoje tentou entrar em contato com o Ceren-Goiás, mas não conseguiu resposta pelos telefones do órgão.

Nacional

O Brasil tem hoje 452,8 mil médicos, o que corresponde a 2,18 médicos por mil habitantes. Os homens são maioria nessa profissão, 55,1%, enquanto as mulheres são 44,9%. Em 2010, data de realização da primeira demografia médica, as mulheres eram 41% do conjunto de profissionais.

Na primeira Demografia Médica, os médicos generalistas correspondiam a 44,9%, contra 55,1% de especialistas. Na última pesquisa, os generalistas são 62,5% enquanto os especialistas representam 37,5% dos profissionais. De acordo com o coordenador da pesquisa, Mário Scheffer, este aumento no número de especialistas se deve não só à melhoria na formação, como a um aperfeiçoamento na captura de dados nas bases dos conselhos regionais de medicina, Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A especialidade em clínica médica concentra o maior número de especialistas, são 42.728 médicos, o que corresponde a 11,2% do total. A pediatria possui 39.234 profissionais e a cirurgia geral, 34.065. A pesquisa não conseguiu localizar nenhum especialista em Emergência Médica, especialidade reconhecida recentemente e com poucos centros formadores. A idade média dos médicos é 45 anos, sendo que a grande maioria (49,8%) está na faixa etária entre 30 a 49 anos. O tempo de formado é de 19 anos. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também