Após tragédia, prefeitura faz limpeza de bocas de lobo

Motociclista morreu após ser arrastado por enxurrada

Postado em: 04-02-2023 às 12h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Após tragédia, prefeitura faz limpeza de bocas de lobo
Motociclista morreu após ser arrastado por enxurrada. | Foto: Alexandre Paes / O Hoje

Em períodos de chuva, a presença de resíduos, entulhos ou qualquer outro objeto nas bocas de lobo, ramais e galerias contribui para os alagamentos da cidade. Com o objetivo de reduzir essas ocorrências, a prefeitura realiza periodicamente a limpeza e desobstrução das bocas de lobos, garantindo o escoamento e que materiais sólidos, retidos durante as chuvas, não obstruam a drenagem das águas.

Com o uso de um equipamento de vídeo inspeção robotizada, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), têm sido responsáveis pela limpeza de bocas de lobo, ramais e poços de visita de Goiânia. O robô que é parecido com um carro de controle remoto é inserido na rede de drenagem e em tempo real mostra aos monitores o interior das bocas de lobo e ramais, determinando onde a desobstrução deve ser realizada.

Somente entre janeiro de 2022 e o final de janeiro de 2023, a Seinfra limpou 19.392 bocas de lobo, 65.299 metros de ramais, 743 bueiros e pontos, retirando 4.352,60 toneladas de lixo e entulho da rede de drenagem da capital.  “É importante que a população colabore com a limpeza da cidade, fazendo o descarte correto do lixo e do entulho para que, em caso de chuva, este material não pare indevidamente na rede de drenagem”, afirma o secretário Denes Pereira.

Continua após a publicidade

Os técnicos que acompanham a operação explicam que o laudo sai na hora e com ele, as equipes que operam o caminhão hidrojato, sugam  a sujeira de dentro da rede. O uso desta tecnologia adotada pela Prefeitura de Goiânia representa uma melhoria na qualidade do serviço prestado à população. 

Menor tempo de execução

Enquanto o caminhão hidrojato realiza a limpeza de uma boca de lobo, em média, de 20 a 30 minutos, e um ramal de 20 a 40 minutos, uma equipe manual gastaria cerca de 30 minutos a até 3 horas para fazer a limpeza apenas da boca de lobo. 

“O uso desta tecnologia não apenas otimiza o uso de nossas equipes, mas faz também a limpeza mais eficiente, pois chega aos ramais, desobstruindo toda a rede de drenagem, o que evita alagamentos e enchentes”, afirma Denes.

Drenagem dos pontos de alagamento

Quem mora em regiões onde o volume de chuva é alto e a drenagem nem sempre é eficaz, agradece a execução do serviço, e espera que as condições de absorção das enxurradas que descem pela rua sejam melhores. “Aqui a água sobe demais, e como tava muito entupida essa boca de lobo, sempre invadida o quintal de casa. Depois que limpar vai ser melhor né, a água vai pro lugar certo”, disse

Maria Auxiliadora Campos, também mora na rua Júlia Vieira Rosa, em frente ao CMEI recém inaugurado do Residencial Vale do Araguaia. Ela acompanhou de perto o trabalho de limpeza dos bueiros, e ficou satisfeita em não ter que se preocupar nas próximas chuvas.

“Quando chove desce muito lixo, galho e garrafa Pet pela enxurrada. O povo tem que parar com isso. O ponto positivo é que agora aqui não está mais entupido, e a enxurrada vai descer pelo canal livremente. Um alívio pros outros moradores da quadra de baixo, que vira e mexe ficam com as casas alagadas”, destacou a dona de casa.

Denes acrescenta que há um esforço para conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo. “Trabalhamos para sensibilizar as pessoas sobre o lixo, para que façam o descarte correto, desde embalagens de comida, que podem entupir os bueiros e bocas de lobo, a eletrônicos, que podem ser levados para nossos ecopontos espalhados pela capital”, finaliza do secretário da Seinfra.

Veja Também