Botão do Pânico tem mais de 1,2 mil mulheres cadastradas desde sua criação em Goiânia

Recurso colabora para assistência de vítimas de violência com medidas protetivas expedidas pela Justiça

Postado em: 06-02-2023 às 08h19
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Botão do Pânico tem mais de 1,2 mil mulheres cadastradas desde sua criação em Goiânia
Recurso colabora para assistência de vítimas de violência com medidas protetivas expedidas pela Justiça | Foto; Secom

Uma ferramenta disponível no aplicativo Prefeitura 24 Horas (Android / iOS) para mulheres com medidas protetivas, completa nove meses com mais de 1,2 mil cadastradas. É o Botão do Pânico, projeto foi desenvolvido pela gestão de Goiânia para oferecer resposta rápida para vítimas de agressão e já conta com 106 ocorrências atendidas.

O programa foi desenvolvido desde março do ano passado por uma força-tarefa entre município e órgãos externos, como o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Para participar do projeto, a vítima precisa contar com medida protetiva emitida pelo Judiciário, e ser atendida pela Patrulha Mulher Mais Segura, da GCM.

A titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), Tatiana Lemos, destaca o impacto que a iniciativa trouxe para as mulheres vítimas de violência doméstica.  “O uso do botão do pânico resulta em dois efeitos. É inibidor para os agressores e encorajador para as mulheres voltarem às atividades rotineiras, como trabalhar ou mesmo sair à rua”, pontua.

Continua após a publicidade

A coordenadora do programa Patrulha Mulher Mais Segura, guarda civil Luiza Sol, explica que, com o acesso autorizado, fica disponível para a usuária uma aba com o botão do pânico dentro do aplicativo oficial da Prefeitura de Goiânia. “Assim, quando ela se sentir ameaçada ou em risco, basta pressionar o botão e a viatura mais próxima da Guarda Civil Metropolitana será direcionada para o local”, informa.

No momento em que o botão é pressionado, os guardas escalados para verificar a ocorrência recebem automaticamente os dados relativos à vítima e ao agressor, e já saem preparados para lidar com a situação.

Leia também: Projeto obriga publicação mensal de dados por órgãos de segurança pública sobre violência contra a mulher

Veja Também