Quinta-feira, 28 de março de 2024

Inep antecipa resultados do Enem para esta quinta

Notas podem ser acessadas amanhã, por meio da Página do Participante no site do Inep

Postado em: 08-02-2023 às 17h47
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Inep antecipa resultados do Enem para esta quinta
Notas podem ser acessadas amanhã, por meio da Página do Participante no site do Inep | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou a antecipação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por volta das 16h desta quarta-feira (8). Com a mudança, as notas dos estudantes poderão ser acessadas a partir desta quinta (9).

Inicialmente, o resultado do exame estava previsto para a próxima segunda-feira (13). No entanto, o então ministro da educação, Camilo Santana, comunicou sobre a alteração na data durante coletiva de imprensa para a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2022.

Para acessar os resultados, o estudante precisa entrar na página do participante disponibilizada pelo Inep. Para entrar, basta colocar os dados de cadastro do gov.br.

Continua após a publicidade

Lembrando que as notas do Enem podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os três programas estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Datas SiSU

  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultado: 28 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março.
  • Matrículas: 2 a 8 de março;

Datas ProUni

  • Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março;
  • 1ª chamada: 7 de março;
  • 2ª chamada: 21 de março;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 5 e 6 de abril;
  • Resultado da lista de espera: 10 de abril;
  • Registro da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado na lista de espera: 20 de abril a 2 de maio.

Datas Fies

  • Inscrições: 7 a 10 de março;
  • Resultado da classificação e da pré-seleção: 14 de março;
  • Complementação de informações: 15 a 17 de março;
  • Pré-seleção da lista da lista de espera: 21 de março a 18 de maio.

Vagas UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que ofertará 4.414 vagas para os cursos de graduação da instituição, no SiSU deste ano. Os interessados em ingressar na UFG devem seguir o cronograma do SiSU para concorrerem às vagas.

Para aqueles que não forem aprovados em primeira chamada, a UFG ainda informa que: a 2ª chamada será divulgada no dia 13 de março, e a 3ª chamada, em 17/3. Os candidatos às vagas do Campus Goiás terão oportunidade de uma 4ª e 5ª chamadas.

Em caso de dúvidas, os interessados podem acessar o Edital de Matrícula ou entrar em contato com a UFG pelo Instituto Verbena, responsável pelos processos seletivos da universidade, via e-mail [email protected] ou pelos telefones (62) 3209-6330 e 3209-6331.

Carreira

Se o aluno conquistar a vaga para o curso sonhado, o momento é de fazer a matrícula e comemorar. Caso tenha um bom resultado, a solução é recarregar as baterias, rever os equívocos passados e cair dentro dos estudos em 2023.

Existe, ainda, um terceiro cenário bem comum. Na hipótese de o estudante não ter alcançado a performance imaginada, mas, ainda assim, tenha uma boa pontuação, ele poderá escolher uma graduação da mesma área, mas que exija um número de pontos menor. Mas aí vem a pergunta que não quer calar: o estudante segue a carreira permitida pela nota ou continua perseverando no grande sonho?

A psicóloga Stephanie Iglesias, do Elite Rede de Ensino, ajuda a destrinchar tal questão. Na visão da profissional, há muitas variáveis no questionamento e o primeiro ponto a ser pensado é a realidade de cada um. “Se o estudante tiver tempo hábil, apoio e recursos financeiros para aguardar mais um ano em um novo vestibular, talvez essa seja a melhor opção visando o seu sonho e o seu desejo. Mas se não encontrar essa possibilidade, a sugestão mais indicada é iniciar os processos com o curso semelhante, se adaptando a essa nova realidade, aceitando-a de forma pacífica e, a partir disso, criar subsídios para buscar o seu sonho novamente”, afirma a psicóloga pós-graduada em gestão e administração escolar.

De acordo com Stephanie, caso o jovem escolha a segunda opção mencionada haverá a necessidade de resiliência, dedicação e determinação, pois além de estudar para as matérias da faculdade, ele deverá destinar tempo na sua rotina a fim de se preparar para o próximo vestibular.

O entendimento do contexto atual norteará esse processo, porém é importante ter em mente as alternativas que vão além do momento do vestibular após a escola. “Existem muitos casos de sucesso nos quais o indivíduo fez a faculdade que não era a sua primeira opção, finalizou o curso, trabalhou na área e com essa renda investiu no seu sonho e, após alguns anos, exerceu o seu desejo”, explica a psicóloga.

A escolha profissional demanda um nível significativo de autoconhecimento. “O adolescente que presta o vestibular ainda está nesse processo de construção. Ter paciência com essa etapa e autocompaixão fará toda diferença para que esse momento seja o mais positivo possível. Além disso, trabalhar táticas de autoconhecimento e fortalecer a sua rede de apoio serão pontos fundamentais”, conta Stephanie.

Veja Também