quarta-feira, 7 de outubro de 2026
Nova gestão

Marcada para 5 de março eleição suplementar que definirá novo prefeito e vice-prefeito de Iaciara

Os novos gestores assumirão a gestão municipal após o ex-prefeito Haicer Sebastião Pereira Lima, e de seu vice, Marcos Pereira de Macedo, serem cassados pelo tribunal

Ícaro Gonçalvespor em
Marcada para 5 de março eleição suplementar que definirá novo prefeito e vice-prefeito de Iaciara
Os novos gestores assumirão a gestão municipal após o ex-prefeito Haicer Sebastião Pereira Lima

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) marcou para o dia 5 de março a eleição suplementar que definirá os futuros prefeito e vice-prefeito do município de Iaciara. Os novos gestores assumirão a gestão municipal após o ex-prefeito Haicer Sebastião Pereira Lima, e de seu vice, Marcos Pereira de Macedo, serem cassados pelo tribunal.

Os novos eleitos ocuparão o cargo até o dia 31 de dezembro de 2024, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A determinação ocorreu de acordo com o acórdão que rejeitou os respectivos embargos de declaração apresentados pela defesa dos políticos cassados.

Segundo o TRE, uma eleição suplementar deve ocorrer quando “os votos das seções anuladas e daquelas cujos eleitores foram impedidos de votar” puderem alterar o resultado de votação regular, nos termos dos artigos 187 e 201 da Lei nº 4.735/1965, Código Eleitoral.

Além de Iaciara, também serão promovidas eleições em outros cinco municípios do país na mesma data; quatro do Rio Grande do Sul e um do Rio Grande do Norte. São eles: Ipanguaçu (RN), Miraguaí (RS), Redentora (RS), Capão do Cipó (RS) e Caseiros (RS).

Cassação

Em setembro de 2022, uma decisão colegiada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve por unanimidade a cassação dos diplomas e, por consequência, do mandato do prefeito de Iaciara, Haicer Lima, e de seu vice, Marcos de Macedo. Ambos foram acusados de captação ilícita de recursos para fins eleitorais.

Na representação, feita pelo Ministério Público Eleitoral em 2021, foi sustentado que a prestação de contas dos eleitos foi desaprovada por diversas irregularidades. O MP apontou o recebimento de doações de origem não identificada ou de fonte vedada, através do uso do quadro de funcionários da prefeitura de Iaciara como “laranjas”.

Na decisão inicial, o Juízo da 29ª Zona Eleitoral de Posse (a qual pertence o município de Iaciara) pontuou que, no processo de prestação de contas de campanha, foi identificado o recebimento de doações realizadas por vários funcionários da prefeitura, totalizando R$ 48.140,00. A situação causou estranheza pelo fato de que todo esse montante foi concentrado e recebido em apenas 9 dias, bem como por haver padronização de valores, dias e horários em 47 dos 52 depósitos recebidos.

Leia também: Justiça Eleitoral mantém cassação de prefeito e vice de Iaciara

A defesa, no entanto, alegou que as doações recebidas de valor superior ao limite estabelecido pela Resolução nº 23.607 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) configurariam meros erros formais, não tão graves a ponto de comprometer as contas de campanha, considerando-se a quantidade ínfima de valores e a identificação nominal de cada um dos depósitos.

Contudo, a relatora do processo, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, ponderou que os valores de origem não identificada, detectados na prestação de contas dos candidatos (R$ 48.140,00) representam 48,07% do total de recursos arrecadados.

“Nesse sentido, tais irregularidades não devem ser encaradas como ‘meros erros formais’, já que são graves, a ponto de comprometerem a lisura do pleito”, afirmou a magistrada, acrescentando que as irregularidades são gravíssimas, a ponto de comprometerem a lisura, a moralidade e a higidez da eleição realizada em 2020 em Iaciara, sobretudo pela expressividade dos valores “doados”, as dimensões do município em que houve a disputa pelo mandato eletivo e seu exíguo número de 7.458 eleitores.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

rotam

CONFRONTO POLICIAL

Homem morre após confronto com a Rotam na GO-070

Suspeito era apontado como operador logístico do envio de cocaína da Bolívia para o Brasil
Peruca

DE NOVO?

“Ladrão da Peruca” é preso suspeito de 14 furtos em Goiânia e Aparecida

Homem de 28 anos foi preso no Setor Jardim Luz após ação conjunta da Polícia Militar e da Políc...
Pista é interditada após vazamento de 2 mil litros de óleo na EPTG, em Brasília

Vazamento de óleo

Pista é interditada após vazamento de 2 mil litros de óleo na EPTG, em Brasília

Trecho no sentido Taguatinga foi fechado após caminhão apresentar vazamento próximo ao viaduto Is...
Polícia Civil prende quatro e apreende cocaína, maconha e armas no DF

Operação Pit Bull

Polícia Civil prende quatro e apreende cocaína, maconha e armas no DF

Ação da PCDF cumpriu 19 mandados de busca em cidades do Distrito Federal e em Guajará-Mirim (RO);...
Colisão frontal entre dois veículos deixa dois feridos na BR-251

Colisão

Colisão frontal entre dois veículos deixa dois feridos na BR-251

Vítimas ficaram presas nos veículos e precisaram ser desencarceradas pelo Corpo de Bombeiros nesta...
PCDF prende cinco suspeitos de aplicar golpe do falso parente pelo WhatsApp no DF e GO

Operação “Atrás das Grades”

PCDF prende cinco suspeitos de aplicar golpe do falso parente pelo WhatsApp no DF e GO

Operação aponta que grupo vendia kits com dados de vítimas, imagens e roteiros para facilitar a a...
Médica é afastada em Goiânia após suposta orientação para segurar altas no fim de semana eleitoral

Crime

Médica é afastada em Goiânia após suposta orientação para segurar altas no fim de semana eleitoral

Chefe da ginecologia e obstetrícia é suspeita de orientar profissionais a não dar alta a paciente...
Serra dos Pireneus ganha mosaico com 20 reservas particulares para reforçar proteção ambiental em Goiás

CONSERVAÇÃO

Serra dos Pireneus ganha mosaico com 20 reservas particulares para reforçar proteção ambiental em Goiás

Portaria do Ministério do Meio Ambiente cria conselho consultivo para integrar ações de preserva�...