Hospital da Criança desmente suspeitas de morte por H1N1

Instituição também afirmou que boatos acerca da morte de médico responsável por plantões é falso. Outros membros da equipe encontram-se perfeitamente saudáveis

Postado em: 04-04-2018 às 13h25
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Hospital da Criança desmente suspeitas de morte por H1N1
Instituição também afirmou que boatos acerca da morte de médico responsável por plantões é falso. Outros membros da equipe encontram-se perfeitamente saudáveis

Guilherme Araujo*

O Hospital da Criança esclareceu por meio de nota na tarde desta quarta-feira (4) que os boatos a respeito de casos de morte envolvendo crianças pelo vírus H1N1 são falsos.

As notícias teriam sido veiculadas por meio de áudios, compartilhados no WhatsApp. De acordo com a instituição, embora estejam sendo atendidas crianças com vírus respiratórios, casos classificados como constantes, nenhuma delas foi vítima da gripe.

Continua após a publicidade

Foi desmentido ainda que o médico de plantão no dia da ocorrência, Luís Sérgio de Aquino Moura, tivesse apresentado sintomas da doença. Ele morreu e inicialmente as suspeitas giravam em torno de um caso de H1N1. 

O Hospital ainda assegurou a saúde de todos os membros da equipe do hospital. Até o momento, a estimativa é de que tenham sido registrados em torno de 450 casos de influenza no país. Setenta e uma dessas vítimas morreram em decorrência da doença.

A fim de conter os casos de contaminação, o Ministério da Saúde enviou aos estados 25,6 milhões de doses da vacina – cerca de 48% do total estimado. Nos postos de saúde da capital, o clima foi de confusão frente ao adiamento do início da campanha em virtude de problemas na entrega das doses. A nova data prevista para início da distribuição de vacinas é 23 de abril.

Em clínicas particulares, por sua vez, a procura aumentou. Em comunicado feito na tarde desta terça-feira (4) o Ministério da Saúde afirmou que as medidas de vacinação devem seguir até o dia 1 de junho, período em que o inverno começa. 

*Guilherme Araujo é integrante do programa de estágio do jornal OHoje.com, sob supervisão de Naiara Gonçalves

Veja Também