Manhã de segunda começa com limpeza e avaliação dos estragos da chuva

Em Goiânia e Anápolis, estragos são recuperados

Postado em: 14-02-2023 às 08h00
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Manhã de segunda começa com limpeza e avaliação dos estragos da chuva
Em Goiânia e Anápolis, estragos são recuperados. | Foto: Victor Augusto

O início da manhã desta segunda-feira (13) em Goiânia e Anápolis começou com servidores avaliando os estragos provocados pelos temporais do final de semana e realizando limpezas em ruas e avenidas. Na cidade a 60 km da Capital, uma importante avenida foi engolida por uma enorme cratera durante o domingo. A prefeitura do município decretou estado de emergência para reestruturação das áreas críticas e de alagamento.

De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), completou sobre o agravante da situação presenciada pelos anapolinos. “Praticamente 50 mm em duas horas” enquanto o esperado para o mês de fevereiro inteiro são 233 mm. 

Em Anápolis, os planos são para contornar os embaraços causados pela tempestade do domingo, o prefeito Roberto Naves anunciou que a Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) está preparando uma nova rota para retornar o funcionamento do trânsito na cidade. Outro órgão citado pelo prefeito foi a Saneago, que foi acionada para iniciar a recuperação das adutoras de água. 

Continua após a publicidade

Na cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Urbanos ainda definirá pontos críticos e poderá interromper obras que apresentem riscos de desabamento. Outro número alarmante desse final de semana, foram as 28 ocorrências em que o corpo de Bombeiros afirmam ter efetuado salvamentos. Dentre estas, pessoas ilhadas em cima de carros foram os que revelaram maior dificuldade porque a correnteza propiciada pelo alagamento foi como obstáculo, afirmou o Corpo de Bombeiros.  

O Estado de Goiás

O gerente da Cimehgo, relata que é esperado uma frente fria para o final de semana, ou seja nas datas que acontecerão o carnaval. Dessa forma ele alerta para as precauções que devem ser tomadas: “visualizar a cidade que você vai, evitar trafegar em período noturno, procurar locais seguros antes das tempestades se formarem, ter a iminência de uma ação proativa de procurar um local seguro, um local elevado”. Assim, frisando que a atenção deve ser dobrada principalmente durante a noite quando a luminosidade já é mais baixa. 

Porém a cidade permanece em alerta de tempestades, uma vez que uma frente fria se aproxima do estado de Goiás e atingirá várias cidades com fortes chuvas. Nesta segunda (13) Rio Verde também sofre com transtornos causados por essas chuvas volumosas, afirma o gerente da Cimehgo. 

André Amorim explicou que estas são “chuvas típicas de verão”, que atingem a região nesta época do ano. Como também completa que “são chuvas normais, com milímetros até compreensíveis que não venham a causar nenhum dano, ou evoluir para uma tempestade, com rajadas de ventos, raios e situações que podem provocar alagamentos e transbordamentos de mananciais”. Sendo assim, lembrando que estas precipitações são esperadas.

Veja Também