Após as chuvas castigarem Goiânia, Prefeitura quer atualizar Plano Diretor de Drenagem Urbana elaborado em 2005

De acordo com o titular da Seinfra Denes Pereira, o PDDU que a capital possui abrange apenas 60% do município

Postado em: 15-02-2023 às 09h04
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Após as chuvas castigarem Goiânia, Prefeitura quer atualizar Plano Diretor de Drenagem Urbana elaborado em 2005
De acordo com o titular da Seinfra Denes Pereira, o PDDU que a capital possui abrange apenas 60% do município | Foto: CBMGO

Depois que Goiânia se tornou um palco de devastação devido as fortes chuvas nas últimas semanas, a Prefeitura elabora a contratação de empresa ou instituição especializada para elaborar o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) da capital. A licitação deverá ocorrer nos próximos dias e implementada ainda nesta gestão. A iniciativa ocorre em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Agência de Regulação (AR).

Em dezembro do ano passado, O Hoje já havia reportado que a drenagem urbana na Região Metropolitana de Goiânia é insuficiente. Além dos alagamentos que castigaram diversos setores da capital, desde o final de 2022, em janeiro deste ano, um motociclista morreu após ser carregado por enchente.

De acordo com o titular da Seinfra Denes Pereira, Goiânia possui um PDDU elaborado em 2005, que abrange apenas 60% do município.

Continua após a publicidade

“Esse projeto necessita ser atualizado para nova realidade de ocupação do solo. O restante da capital precisa ser contemplado. Preparamos o termo de referência para contratação de empresa ou instituição especializada na elaboração desses estudos. A formalização deve acontecer nos próximos dias”, explica o secretário.

Leia também: Diagnóstico em 12 pontes e viaduto de Goiânia deve apontar locais com necessidade de manutenção

O presidente da AR, Hudson Novais, diz que a agência coordenou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, em 2019. A partir do diagnóstico que identifica a necessidade de estruturar e ampliar o sistema de drenagem, foi criado o grupo técnico para elaboração do termo de referência.

“O termo de referência traz todos os critérios técnicos a serem cumpridos pela empresa ou entidade especializada em serviços de engenharia que será contratada para, mediante rigorosa fiscalização e acompanhamento, elaborar o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia”, afirma Hudson Novais.

O engenheiro civil e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), doutor Alexandre Garcês de Araújo, diz que o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), além de ser uma exigência do Marco Legal do Saneamento Básico, é um instrumento norteador do uso e ocupação do solo para evitar enchentes e inundações.

“Por meio do PDDU, é possível realizar ações mais efetivas do ponto de vista do aumento das áreas permeáveis, de aplicação mais eficaz dos recursos públicos que visem reduzir o impacto da urbanização na drenagem urbana”, pontua o professor.

“Em determinados locais, por exemplo, a drenagem convencional pode não ser eficaz, sendo necessário, neste caso, que a drenagem por infiltração e retenção seja mais incentivada. Essa visão técnica direcionada é um dos vários estudos presentes no Plano Diretor de Drenagem Urbana”, conclui Alexandre Garcês.

Veja Também